Cervejas especiais! Começamos nossas atividades num espaço pequeno no bairro da Pompéia, região próxima ao centro de São Paulo. Éramos dois amigos, Amilcar Parada e Pablo César, nos conhecíamos há alguns anos.
De Onde Veio A Idéia?
Eu sempre gostei de cervejas especiais e desde que comecei a beber cervejas, sempre que encontrava um rótulo diferente ou importado, fazia questão de provar. Com o passar dos anos o número de bares e lojas dedicados às cervejas especiais, cervejas importadas e cervejas artesanais começou a crescer na cidade. Os pioneiros foram o Frangó, na Zona Norte, Asterix na região da avenida Paulista, e o já fechado Tortulla, que ficava na Zona Sul, na avenida Santo Amaro.
Passei um bom tempo conhecendo novas casas do tipo e numa época em que frequentava bastante a Cervejoteca, na avenida Sena Madureira, comecei a pensar em empreender no ramo. Cheguei a discutir o assunto pra abrir uma loja deles mas o assunto não foi adiante, então resolvi criar uma marca própria.
Da Amizade À Sociedade
Chamei então meu amigo Pablo, que estava no mercado e ao saber da minha ideia se entusiasmou. Começamos a elaborar tudo e em menos de 1 mês tínhamos um “projeto” em execução. A reforma do nosso primeiro ponto começou! Aliás, tínhamos então o nosso primeiro convés. Naquele pequeno salão funcionava antes uma loja de descartáveis e produtos de limpeza. Era um salão modesto, num prédio antigo, mas com o espaço que achávamos razoável pra receber uma pequena loja de cervejas especiais.
Trabalhamos feito loucos num período curto de tempo e tínhamos as coisas prontas. A decoração, que hoje percebemos estar bem “crua” quando inauguramos, contava com alguns poucos quadros cervejeiros na parede e algumas lindas artes que o amigo Guilherme Menga fez pra nós. No último dia antes de inaugurar contamos com ajuda de amigos pra terminar a organização, isso no meio da madrugada. Inauguramos no dia 30 de novembro de 2013. Tínhamos uma boa quantidade de cervejas especiais nas prateleiras, nenhum sistema de gestão no computador velho e uma maquininha de cartão. Pensávamos estar preparados! hehehe
Como eu me dedicava a outro emprego, Pablo ficaria trabalhando na loja e decidimos contratar alguém com mais vivência no ramo pra ajudá-lo nas coisas. Convidei então o beer sommelier Saul Caffarena, que conheci enquanto trabalhava na Cervejoteca, mas que quando contratamos estava trabalhando em outro local.
A Inauguração!
Na inauguração recebemos muitos amigos e familiares. Por conta das visitas especiais pensamos em ter pra esse dia uma chopeira pra servir um chopp gelado, convidamos um conhecido pra fazer burgers artesanais e colocamos algumas poucas mesas na calçada pra acomodar o pessoal.. Ficariam bebendo por lá pra conhecer a nossa até então LOJA.
O sucesso do chopp foi tanto que com alguns dias de funcionamento decidimos colocar a chopeira de volta “pra servir um chopinho ao cliente enquanto ele escolhe as garrafas”. A comida agradou e começamos a pensar sobre termos algumas opções de salgadinhos prontos pra vender no local. As mesas na calçada agradaram e não tivemos outra opção que não colocar pra receber os clientes nos dias seguintes. E em pouco tempo de vida nossa querida LOJA sofreu uma metamorfose e transformou-se num BAR!
Por alí ficamos bons e longos 2 anos e alguns meses. Conhecemos muitas pessoas, algumas que ainda frequentam o Capitão Barley, outras que passaram uma, duas, três, N vezes e não mais voltaram, sabe-se lá o porque! Fizemos muitas amizades, trocamos alguns marujos da equipe, mas sempre tivemos o prazer de servir e atender bem as pessoas que passaram lá.
Que tal ler um pouco sobre cervejas belgas? Clica aqui e leia já!
Caso queira pesquisar quais são as melhores cervejas especiais do mundo, visite o Ratebeer.com!
Ahoy!