Para começo de conversa vamos deixar bem claro que esta lista foi feita de acordo com o gosto pessoal de nossa equipe e não tem a menor pretensão de ser uma lista oficial ou coisa parecida.
É apenas uma lista de cerveja artesanal do Brasil que gostamos e lembramos (e tivemos acesso!), o que não quer dizer que em outros cantos deste imenso país não existam cervejas tão boas ou melhores do que as listadas!
Se você não concorda com a lista e quer nos indicar uma cerveja artesanal do Brasil que você acha que mereceria estar na lista deixe o nome dela nos comentários, ou, melhor, mande uma garrafa pra gente! Vamos lá…
20 – Cerveja Artesanal Bragantina Brown Ale
Coloração marrom, corpo médio e colarinho cremoso. Aroma maltado que remete ao biscoito com nuances de toffee, avelã e nozes. Cerveja artesanal de sabor caramelo pronunciado com frutas secas em primeiro plano, moderado amargor dos lúpulos ingleses e uma leve torra com final seco e suave. Uma saborosa “REAL ALE”.
Estilo English Brow Ale. 10,5% ABV.
Medalha de Prata no estilo English Brown Ale no 6º Concurso Brasileiro de Cervejas em Blumenau / SC em 2018.
Cervejaria Bragantina – Bragança Paulista – SP
19 – Cerveja Artesanal Avós Vó Maria In Concert
A cerveja artesanal Avós Vó Maria In Concert é uma India Pale Lager de coloração dourada, amargor moderado e refrescante como uma lager deve ser. Essa IPL retrata a junção das duas personalidades da Vó Maria, refrescante, mas sem deixar a personalidade do amargor de lado em uma única cerveja. Equilibrada e surpreendente ao paladar de todos.
Estilo India Pale Lager. 6,1% ABV.
Medalha de Prata na South Beer Cup 2017.
Cervejaria Avós – São Paulo -SP
18 – Cerveja Artesanal Dama Reserva 8
Reserva 8 é uma Russian Imperial Stout maturada em barris de vinho do Porto, que possui 10,5% ABV e 60 IBU da Dama Bier de SP, Brasil. Esta cerveja é limitada. Ela faz parte da série de lançamentos Reserva.
Estilo Russian Imperial Stout. 10,5% ABV.
Cervejaria Dama – Piracicaba – SP
17 – Cerveja Artesanal Camale Session Ipa
A Camale American Session IPA é uma Cerveja dourada, leve, com aroma potente de lúpulo cítrico e amargor assertivo. Essas características fazem dessa Session IPA uma cerveja aromática e muito refrescante.
Estilo Session IPA. 5% ABV.
Camale Brewery – São Paulo – SP
16 – Cerveja Artesanal Leuven Red Ale Knight
A Leuven Red Ale Knight é uma cerveja artesanal puro malte de coloração avermelhada. Apresenta sabor adocicado no início e médio amargor, combinado com um aroma caramelado e lupulado.
Estilo Red Ale. 6% ABV.
Cervejaria Leuven – Piracicaba – SP
15 – Cerveja Artesanal Synergy Snow Wit
Uma cerveja artesanal que faz uma releitura do estilo Belgian Witbier com doses massivas de raspa de limão siciliano e sementes de coentro. Possui aroma cítrico, herbais e uma pitada generosa de especiarias.
Estilo Witbier. 4,6% ABV.
Cervejaria Synergy – Sorocaba – SP
14 – Cerveja Artesanal Morada Double Vienna
Coloração âmbar e uma abundante formação de espuma densa e persistente. De sabor bem maltado, no aroma traz notas evidentes de caramelo, um leve tostado, discreto frutado e notas cítricas e herbais de lúpulo. Na boca, é inicialmente adocicada, mas termina com belo final amargo.
Estilo Double Vienna. 7,6% ABV.
Morada Cia Etílica – Curitiba – PR
13 – Cerveja Artesanal Dádiva Dark Sour
Inspirada no estilo Oud Bruin, a cerveja artesanal Dark Sour é envelhecida em barril e tem complexidade de notas acéticas e laticas, jerez, frutas vermelhas com ótimo equilíbrio da base de malte.
Estilo Dark Sour. 5,2% ABV.
Cervejaria Dádiva – Várzea Paulista – SP
12 – Cerveja Artesanal Suricato Goiabinha
A cerveja artesanal Suricato Ales Goiabinha é uma versão do estilo clássico alemão Gose com um toque brasileiro. Com adição de goiaba e hibisco, possui corpo leve e apenas 4% ABV. Os aromas da fruta se apresentam de forma intensa. No paladar se apresenta extremamente refrescante, com acidez média, acompanhada por uma leve sensação salgada e final seco, como pede o estilo. Cerveja de alta-drinkability.
Estilo Gose. 4% ABV.
Suricato Ales – Porto Alegre – RS
11 – Cerveja Artesanal Tábuas Lenha
Esta Pale Ale americana é uma cerveja artesanal leve e refrescante feita com bastante lúpulo e uma presença sutil de malte. Na receita usaram bastante lúpulo Citra, dos EUA, e Ella, da Austrália, tanto na fervura quanto no dry-hopping. Aroma intenso de frutas.
Estilo American Pale Ale. 5,5% ABV.
Cervejaria Tábuas – Campinas – SP
10 – Cerveja Artesanal Bold Brewing Psychedelic Weiss
A Cerveja Psychedelic Weisse é uma cerveja do estilo Berliner Weisse com adição de pitaya e goiaba. Possui coloração rosada e vibrante. Notas intensas de goiaba são apresentadas no aroma e no sabor com a pitaya aparecendo em segundo plano, acompanhadas de uma acidez refrescante e alta carbonatação.
Estilo Berliner Weiss. 3,6% ABV.
Bold Brewing – Fortaleza – CE
9 – Cerveja Artesanal Dogma Touro Sentado
Uma American IPA de coloração alaranjada, a cerveja artesanal Dogma Touro Sentado possui corpo médio e o clássico aroma forte de lúpulos americanos. Na produção foram usadas grandes quantidades dos lúpulos Simcoe, Mosaic e Citra. Curioso dizer que a cervejaria foi fundada por cervejeiros caseiros da mesma época que Amilcar Parada, fundador do Capitão Barley.
Estilo American India Pale Ale. 6,5% ABV.
Cervejaria Dogma – São Paulo – SP
8 – Cerveja Artesanal Everbrew Evermaine
Segundo exemplar da linha Juicy IPA da EverBrew, a cerveja artesanal Evermaine foi produzida com 22 gramas do lúpulo Citra por litro de cerveja, apresentando amargor curto e o corpo macio trazido pela adição de aveia. Fermentada com levedura Vermont e dry hopping duplo, traz aroma marcante e duradouro de frutas amarelas maduras.
Estilo New England IPA. 7,4% ABV.
Cervejaria EverBrew – Santos – SP
7 – Cerveja Artesanal Infected Wild Beast
A cerveja artesanal Infected Wild Beast é uma New England IPA totalmente ousada, imponente e única. Além de ser fermentada com um blend das leveduras Vermont, Saccharomyces Selvagem e Brettanomyces Clausenni, ela usa uma agressiva carga de lúpulo selvagem americano HBC-472, resultando em um delicioso aroma e sabor de frutas amarelas assim como um fascinante e indescritível perfil de bourbon e côco.
Estilo New England IPA. 7% ABV.
Infected Brewing Co – Santos – SP
6 – Cerveja Artesanal Molinarius Hoppiness #2
Perfil resinoso de pinho pela presença de dois lúpulos com esta característica, Simcoe e Chinook. Aroma de frutas cítricas e tropicais. Usa flocos de aveia e malte de centeio em sua receita.
Estilo American IPA. 7% ABV.
Medalha de Ouro no “2º Concurso Melhor IPA do Brasil” do IPA Day Brasil 2017.
Cervejaria Molinarius – São Paulo – SP
5 – Cerveja Artesanal Croma Big Sur
Cerveja artesanal do estilo Double West Coast IPA, estilo consagrado na costa oeste americana, a Big Sur possui perfil maltado da base de maltes 100% Pale Ale com amargor potente e resinoso, proveniente dos lúpulos Galaxy, Citra e Simcoe.
Estilo Double West Coast IPA. 8% ABV.
Croma Beer – São Paulo – SP
4 – Cerveja Artesanal Mafiosa Consiglieri
Com adição tardia dos lúpulos Galaxy, Ekuanot e Mosaic, em conjunto com a levedura escolhida, tem uma explosão de aromas frutados, cítricos e tropicais que remetem a tangerina e frutas amarelas.
Estilo Double IPA. 7,6% ABV.
Medalha de Ouro no Estilo IPA no 6º Concurso Brasileiro de Cervejas em Blumenau / SC em 2018.
Mafiosa Cervejaria – Valinhos – SP
3 – Cerveja Artesanal 5 Elementos Abyssal
Cerveja artesanal imponente e equilibrada, a Abyssal é imponente e intimidadora, escura e viscoa, complexa e agressiva, equilibrada e sedosa, aromática e reconfortante. Uma cerveja extrema, não há dúvidas.
Estilo Russian Imperial Stout. 12% ABV.
Medalha de Ouru no Estilo Russian Imperial Stout no 4º Concurso Brasileiro de Cervejas em Blumenau / SC em 2016.
5 Elementos Cervejaria – Fortaleza – CE
2 – Cerveja Artesanal Trilha Ristache Oak Aged
Uma cerveja artesanal do estilo Russian Imperial Stout com pistache, maturada em barris de carvalho americano. Densa, licorosa e delíciosa.
Estilo Russian Imperial Stout. 12% ABV.
Trilha Cervejaria – São Paulo – SP
1 – Cerveja Artesanal Dogma Cafuza
O que dá a mistura entre uma Imperial IPA e uma Stout? A Dogma Cafuza! Uma cerveja artesanal com dry hopping generoso, da combinação dos lúpulos Willamette, Simcoe e Centennial, que resulta em uma mistura de aromas e sabores que lembram notas de café, chocolate, caramelo e até um leve cítrico.
Estilo Imperial Indian Black Ale. 8,5% ABV.
Cervejaria Dogma – São Paulo – SP