Ahoy marujos, bora falar um pouco sobre as Lite American Lager, um estilo que muita gente já conhece no Brasil e, se você já bebeu cervejas, com certeza deve conhecer também!
O estilo também é conhecido como American Light Lager ou Light American Lager, tanto faz a nomenclatura que encontre será o mesmo tipo de cervejas.
História da Lite American Lager
Estilo que nasceu nos Estados Unidos, projetado para ser uma cerveja que agradasse o maior número de pessoas possível. Sabores e aromas super leves, para evitar qualquer oposição que a pessoa poderia ter sobre o estilo, fazem deste estilo absurdamente consumido, sendo o mais consumido dos EUA a partir da década de 1990.
A cervejaria Coors produzia deste estilo na década de 1940, mas foi em 1967 que a cervejaria Rheingold aumentou a produção e em 1973 a Miller adquiriu a receita e promoveu como uma cerveja feita para pessoas em dieta e esportistas. O slogan adotado foi “muito gostoso, com menos calorias”.
Sabor e Aroma de Uma Lite American Lager
Um estilo quase sem aromas e sabores. Afinal, a proposta em sua criação foi de impactar o mínimo possível as pessoas, criando assim uma cerveja de fácil consumo.
O uso de adjuntos como arroz e milho fazem a cor ficar bem clara e translúcida, além de “diluírem” bastante o possível sabor que viria do malte de cevada.
Veja o ranking do site Beer Advocate sobre as melhores Lite American Lager.
BJCP
Como é o padrão dos textos sobre estilos, vamos passar aqui as definições do Guia BJCP 2015 sobre as cervejas Lite American Lager!
Impressão Geral
Altamente carbonatada e corpo muito leve, são lagers quase sem sabor e projetadas para serem consumidos bem geladas. Muito refrescantes e para matar a sede.
Aroma
Baixo a nenhum aroma de malte, embora, se presente pode ser percebido com caráter de grãos pouco doces ou milho. Aroma de lúpulo leve a nenhum; se presente, apresenta um caráter condimentado ou floral. Apesar de um caráter de fermentação limpa é desejável, algumas características de levedura (particularmente um leve frutado de maçã) não é uma falha. DMS em níveis baixos não é uma falha.
Aparência
Cor palha a amarelo pálido. Colarinho de espuma branca que não é muito persistente. Muito límpida.
Sabor
Relativamente neutra no palato com um final fresco e seco, com um baixo a muito baixo sabor de grãos ou como milho, o que pode ser percebido como dulçor, devido ao baixo amargor. Sabor de lúpulo de baixo a nenhum; se presente, pode ter uma qualidade floral, condimentado ou herbal (embora raramente forte o suficiente para ser detectado). Baixo a muito baixo amargor de lúpulo. O equilíbrio pode variar de ligeiramente maltado a ligeiramente amargo, mas é relativamente equilibrada. O alto nível de carbonatação pode acentuar o frescor de um final seco. Caráter limpo de uma fermentação lager.
Sensação de Boca
Corpo muito leve (às vezes aguado). Muito a altamente carbonatada com sensação de se receber agulhadas na língua por atuação do gás carbônico. Comentários: Projetada para cativar a mais ampla gama de pessoas possível. Sabores fortes significam uma falha na cerveja.
História
A Coors produziu uma Light Lager por alguns anos, na década de 1940. As versões modernas foram produzidas inicialmente pela Rheingold, em 1967, para atingir os consumidores que faziam dieta, mas só se tornaram uma cerveja popular em 1973, após a cervejaria Miller adquirir a receita e fazer grande campanha de marketing para ser promovida entre esportistas com o slogan: “muito gosto, com menos calorias.” As cervejas deste tipo passaram a ser as mais vendidas nos EUA na década de 1990.
Ingredientes Característicos
Malte de cevada de duas ou seis fileiras, com uma percentagem elevada (acima de 40%) de arroz ou milho como adjuntos. Enzimas adicionais permitem um corpo mais leve e menos carboidratos.
Comparação de Estilos
Uma versão de corpo mais leve, menos álcool e calorias do que uma American Lager. Menos caráter de lúpulo amargo que de uma Leichtbier.
Estatísticas Vitais
OG: 1028-1040
FG: 0.998-1.008
SRM: 2-3
IBU: 8-12
ABV: 2,8-4,2%
Exemplos Comerciais
Bud Light, Coors Light, Keystone Light, Michelob Light, Miller Lite, Old Milwaukee Light.
Etiquetas
Intensidade Session, Cor Clara, Fermentação Baixa, Lagered (maturada), Estilo Tradicional, América do Norte, Família-Pale-Lager, Equilibrada.
Caso tenha achado legal, que tal ler também nosso texto sobre o estilo Saison? Bora lá!
Ahoy!