A cerveja de mandioca será feita com levedura extraída da fermentação espontânea de líquido gerado da prensa da mandioca em diferentes regiões do Brasil.
A princípio acreditei, de forma equivocada, que o projeto seria de substituir o malte de cevada e outros grãos pela mandioca, como fonte de amido para a produção do mosto cervejeiro.
Com estímulo da Abracerva, mais de 30 cervejarias brasileiras se uniram neste maravilhoso projeto que busca trazer uma característica 100% nacional a um estilo único de cerveja.
Cada uma das cervejarias fermentou líquido da prensagem da mandioca de sua região e vai daí extrair a levedura que posteriormente será usada na produção de cerveja.
A base da cerveja será a mesma, apenas com o uso diferente das leveduras. As cervejas serão envelhecidas em barris de madeira em temperatura ambiente de cada região.
Tomara que o projeto dê muito certo e que surjam muitos novos aromas e sabores do Brasil!
Cerveja de Mandioca Mesmo?
Na verdade o título pode confundir os menos avisados, como eu fui.
Quando se fala em “cerveja de mandioca” o que me veio à cabeça foi o uso da mandioca como fonte de açúcares fermentáveis, como base pro mosto cervejeiro que depois seria fermentado com leveduras já tradicionais no mercado cervejeiro.
Mas não é exatamente isso, é mais complexo! O que farão será isolar a levedura que fará a fermentação espontânea do caldo da mandioca para depois, então, usar esta levedura para fermentar uma receita base que será usada em todas as regiões.
O resultado esperado é identificar como estas novas leveduras diferentes por região atuarão na fermentação de um mosto cervejeiro teoricamente igual.
O Que Esperar?
Sinceramente? Não sei!
É bem complexo pensar em leveduras espontâneas de micro-climas tão distintos que temos no país de dimensões continentais.
Creio que haverá muita diferença entre uma região e outra, provavelmente com alguns resultados satisfatórios com relação a aromas e sabores, outros nem tanto.
O que nos resta é torcer muito para que este projeto apresente resultados legais e que provoque a comunidade cervejeira para realizar mais experiências como esta. O Brasil é muito rico em criatividade e insumos, temos tudo para emplacar estilos cervejeiros característicos daqui!
Quer saber mais sobre cerveja artesanal? Acompanhe nosso blog!