Por que cerveja é amarga? Quem nunca se perguntou sobre isso?
Vamos te explicar neste texto qual o motivo do por que cerveja é amarga, não há nenhum segredo e é simples de entender. Ao terminar de ler este texto, você deverá entender o motivo.
O amargor não é um sabor que agrada a todos. Muita gente tem maior sensibilidade ao amargor e não gosta de bebidas com esta característica, é super comum.
Por Que Cerveja Amarga
O amargor da cerveja vem do lúpulo. É uma flor que pode trazer aromas e sabores diversos para a cerveja, dependendo da sua espécie e do momento em que é colocado durante a produção.
Curiosamente, o lúpulo é da família Cannabaceae, mesma família da maconha (Cannabis sativa).
Os alfa-ácidos, compostos do lúpulo, são o que traz o amargor da cerveja.
Quais São Os Compostos do Lúpulo
Nos lúpulos, as plantas fêmeas produzem um produto chamado lupulina. A lupulina contém compostos que proporcionam amargor, aroma e tem propriedade antioxidante. É formada por resinas, óleos essenciais, proteínas, polifenóis e ceras.
Além dos alfa-ácidos que já citamos acima, nas resinas são econtrados os beta ácidos, que têm propriedades antimicrobianas.
As diferentes espécies de lúpulos têm quantidades distintas de ácidos, que podem depender do local do plantio e da idade da planta.
Os óleos essenciais do lúpulo são os principais responsáveis pelos sabores e aromas das cervejas.
Como E Quando O Lúpulo É Usado Na Cerveja?
Esta parte é bem curiosa e importante para determinar as características da cerveja.
O lúpulo é usado em 3 formatos diferentes na produção: extrato de lúpulo, flores inteiras ou pellets.
Independentemente do formato, o lúpulo é usado em 2 etapas da produção da cerveja: durante a fervura do mosto ou também durante a maturação a frio no tanque.
A fervura do mosto costuma demorar 1 hora. Quanto mais próximo do início da fervura o lúpulo for colocado, mais amargor ele vai proporcionar à cerveja. Lembrando que há muita diferença na composição de cada espécie de lúpulo, sendo que algumas possuem mais potencial de amargor que outras.
Quando usado durante a maturação da cerveja, que é a fase após o término da fermentação, a lupulagem confere mais características de sabores e aromas que podem variar entre floral, herbal, terroso e muitos outros. Esta técnica é chamada de dry hopping.
Só O Lúpulo Traz O Amargor Da Cerveja?
Podemos considerar que sim. Alguns outros compostos podem contribuir para sabores que podem confundir ao amargor, mas que não são sabores desejados em cervejas de nenhum estilo.
Um exemplo disso é quando erra-se no uso de maltes torrados, que quando mal inseridos podem trazer adstringência e esta é confundida com amargor.
Eu Gosto De Cervejas Amargas! Quais Estilos Indica?
Agora vem a parte legal da discussão. Alguns estilos priorizam o amargor e são os preferidos do pessoal que gosta das cervejas mais lupuladas.
Os principais estilos com essa característica de amargor forte ou bem presente são das vertentes de India Pale Ale, popularmente conhecidas como IPA´s.
Existe uma série de vertentes de IPA´s que você pode explorar e ver qual se adequa melhor ao seu gosto.
- American IPA
- West Coast IPA
- East Coast IPA
- Hazy IPA (Juicy ou New England)
- English IPA (as tradicionais IPA´s inglesas)
Bom ressaltar que as IPA´s americanas costumam ter em comum o uso de lúpulos americanos que trazem bastante aromas e sabores de frutas, florais, herbais e resinosos. Enquanto as IPA´s inglesas costumam usar lúpulos europeus que trazem mais o amargor associado a sabores terrosos.
Não Gosto Do Amargor, Quais Estilos Indica?
Aí fica com ainda mais opções. Existe uma infinidade de cervejas que não priorizam o lúpulo nos aromas e sabores.
Estilos mais adocicados como uma Weiss (estilo de cerveja de trigo de procedência alemã), uma Witbier (também de trigo, belga e que usa semente de coentro e casca de limão para dar complexidade), ou mesmo uma Stout (mais puxada para aroma e sabor de café devido ao malte torrado).
Se quer se aventurar por outros estilos, as Sours trazem o azedo para o paladar, e alguns estilos ingleses como as Red Ales puxam mais para o dulçor baixo do malte caramelo.
Gostou deste texto? Então veja também este aqui sobre a diferença das cervejas comuns das artesanais.