Cerveja Guinness e Cervejas Com Nitrogênio
Cerveja Guinnes.

1 – A Cerveja Guinness

A cerveja Guinness é uma cerveja escura do tipo Dry Stout que possui textura e espuma cremosas, mas ao mesmo tempo é extremamente leve e tem um perfeito equilíbrio.

Sua cor e sabor distintos provem dos maltes de cevada tostada utilizados na fabricação.

Cerveja Guinness
Seis e meio barris de cerveja Guinness deixam Dublin em um veleiro com destino a Inglaterra. O sucesso da primeira remessa exportada da cervejaria marca a forma das coisas que estavam por vir.

 

2 – A História Da Cerveja Guinness

Sua história teve início em 1759, quando Arthur Guinness alugou uma fábrica em Dublin, na Irlanda, e começou a produzir sua cerveja.

Com mais de 250 anos de história, a cerveja Guinness é a cerveja Stout mais consumida no mundo e um verdadeiro ícone da Irlanda.

Em 1959 a cervejaria irlandesa Guinness lançou, para comemorar seus 200 anos, a receita em que usou nitrogênio para carbonatar a cerveja. A partir de então o nitrogênio ganhou mercado. Ele é usado para a gaseificação, produzindo uma sensação macia e encorpada na boca.

A mistura do gás usada na gaseificação deste tipo leva 70% de nitrogênio e 30% de gás carbônico.  Esta mistura não se dissolve no líquido, o que impede a sensação de “estufamento” de quem bebe.

O uso do nitrogênio na cerveja começou por parte de um grupo de universitários que produzia um chopp considerado perfeito.

Dica: Dentro de cada lata de cerveja Guinness Draught existe uma cápsula de nitrogênio (N2) e ao abrir a lata inicia-se uma reação química entre gás carbônico resultando em uma carbonatação semelhante a um chope. Isso confere a cerveja uma formação de espuma de alta qualidade e duração, além de preservar de forma quase impecável suas notas e aromas.

3 – O Mercado

A cerveja Guinness é uma das mais vendidas em pubs na Irlanda, Inglaterra e também aqui no Brasil.

Outras cervejarias hoje usam o nitrogênio na gaseificação de outros estilos, como a cervejaria brasileira Maniacs Brewing Co., que lançou uma linha Maniacs Nitro:

Maniacs Nitro Stout – Cerveja seca e escura, de 5,1% ABV e notas tostadas no aroma e sabor. Um líquido marcante, mas leve e com alta drinkability.

Maniacs Nitro Red – Avermelhada, com 5,4% ABV e notas de malte e caramelo. Um final seco e boa lupulagem completam o conjunto.

Maniacs Nitro IPA – Vem com uma carga ainda mais marcante de lúpulos norte-americanos e com 6% ABV. Une alta drinkability, bom corpo e muita pegada no amargor.

Você já provou alguma nitro beer, marujo? O que achou?!

Leia agora um texto sobre Cerveja com Café.

Ahoy!

Capitão Barley © Copyright 2018

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.