Mercado de Cerveja Artesanal Precisa Se Unir
mercado de cerveja artesanal

O mercado de cerveja artesanal precisa de muita união para conseguir chegar a uma boa participação no mercado de cervejas no Brasil, que hoje é de cerca de 1%.

Este post é apenas para colocar um link para “Seja o melhor bebedor possível. Isso pode moldar o futuro da cerveja“, um texto importantíssimo da amiga Heloisa Lupinacci no Paladar do Estadão em março de 2018, vale muito a leitura e sua participação!

Mercado de cerveja artesanal

Coluna de Helo Lupinacci no caderno Paladar do Estado de SP.

Quem é Heloisa Lupinacci?

Helô é jornalista que escreve sobre cerveja há anos, meu primeiro contato com ela foi uma entrevista que dei para uma reportagem que ela fez também para o Paladar do jornal Estado de São Paulo. Nesta reportagem, que vale outro texto aqui no blog, ela fez a cobertura de um evento com concurso de cervejas caseiras onde minha cerveja foi eleita a melhor pelo público.

O que diz seu texto?

Sobre o texto dela, concordo com tudo. A união entre bebedores e cervejeiros é o que pode dar força ao mercado de cerveja artesanal, afinal a luta é contra empresas gigantes do ramo cervejeiro mundial.

  • Quando ela escreveu “Escolha Uma Marca” entendi ser para que você, bebedor, tenha pelo menos uma “cervejaria de cabeceira”. Uma cervejaria de quem você seja fã. “Escolha uma marca para apoiar, como se fosse time de futebol”, ela escreveu. Animal!
  • Ao dizer “seja fã”, é para você conhecer tudo sobre a marca. A história, as pessoas, os rótulos e, claro, as cervejas!
  • O próximo passo seria a conversa com seu cervejeiro, o que é um pouco mais complicado, mas não se imaginarmos que estamos no século 21 com N possibilidades de meios de comunicação com “o cara”. Por que não tentar?
  • Seja um “evangelizador” da cerveja artesanal. Apresente ela a seus amigos, familiares ou quem quer que seja que ainda se contenta em beber as tais cervejas mainstream.
  • Saber o quanto custa a cerveja artesanal te protege por 2 lados. Um deles é dar valor e saber o quanto de fato vale a cerveja artesanal que você gosta, o outro, como disse Helo, é de não pagar a mais do que a cerveja de fato vale. Fique esperto!

 

 

 

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