Ahoy marujos! Hoje voltamos com a série de textos sobre estilos únicos de cerveja, e o da vez é a Saison! Uma cerveja que apesar de ser uma clássica da Bélgica, é bem diferente de outras clássicas do mesmo país. Vem com a gente, que explicamos tudo nesse texto!
História da cerveja Saison
Vamos começar falando do nome: Saison, também conhecida como Farmhouse. Os dois nomes são utilizados e se referem a características diferentes do estilo. Farmhouse em tradução direta significa “casa da fazenda”, pois era um estilo feito por fazendeiros da região da Valônia, parte da Bélgica que faz fronteira com a França.
Só isso já explica algumas diferenças desse estilo comparado às outras belgas, como o hábito de ser tomada numa taça por exemplo. Já o outro nome, saison, é devido à outra característica marcante da cerveja: tradicionalmente, sua produção era sazonal, ou seja, era produzida apenas durante as estações frias.
Isso porque antigamente não havia tecnologia para manter a bebida resfriada, o que fazia com que a maior parte da bebida estragasse na época do calor. Além disso, nos tempos frios a demanda de trabalho das fazendas era menor, portanto, menos trabalho. A produção de cerveja era um método de se manterem ocupados, além de ser uma fonte extra de renda.
A produção nas fazendas é o motivo da técnica usada nesse estilo ser bem simples e caseira, mas também foi o motivo de sua quase extinção. Isso porque durante a Segunda Guerra Mundial, as fazendas não podiam mais ser usadas, fazendo com que as cervejas deixassem de ser produzidas.
Foi apenas depois da Guerra que a produção foi retomada, mas com muito menos força. Porém, com a popularização das cervejarias, algumas delas buscaram informações sobre como produzir o estilo para revivê-lo, tarefa que conseguiram realizar com sucesso!
Sabor e Aroma de Uma Saison
Como já dissemos antes, a produção dessa cerveja é bem artesanal, fermentada em altas temperaturas para obter uma bebida densa, com uma boa formação de espuma que permanece por muito tempo. Sua cor varia um pouco entre bem clara e média-escura, a depender da cervejaria que a produziu.
Essa variação acontece porque outra característica marcante deste estilo é justamente sua variação de ingredientes. É bem comum encontrar ingredientes diferenciados em sua receita, além dos clássicos coentro e casca de laranja como usam nas Witbier. Podem ser utilizados também pimenta, café, cana-de-açúcar, gengibre e outros ingredientes.
Outro ponto interessante é que o teor alcoólico normal de hoje em dia (entre 5% e 7%) é mais alto que antigamente, quando a bebida precisava permitir com que os fazendeiros trabalhassem em boa condição no dia seguinte (antes o normal era de 3.5% a 5%).
Como também já dissemos, o costume é se tomar essa cerveja com taça, e quanto à harmonização do estilo, a principal dica são peixes e frutos do mar!
BJCP
Como é o padrão dos textos sobre estilos, vamos passar aqui as definições do Guia BJCP 2015 sobre as cervejas Saison!
Impressão Geral
Comumente uma ale belga clara, refrescante, muito atenuada, moderadamente amarga, de intensidade moderada e com um final muito seco. Normalmente altamente carbonatada, usando grãos cereais que não sejam cevada e especiarias opcionais para a complexidade, como complemento para o caráter expressivo do caráter da levedura, que é frutado, condimentado e não demasiadamente fenólico. As variações menos comuns incluem versões com menor ou maior conteúdo de álcool assim como versões mais escuras, com carácter adicional malte.
Aroma
Muito aromática, com características frutadas, condimentadas e lupuladas evidentes. Os ésteres podem ser bastante elevados (moderados a altos), muitas vezes uma reminiscência de frutas cítricas, como laranjas ou limões. Os lúpulos são de baixos a moderados, muitas vezes condimentados, florais, terrosos ou frutados. As versões mais fortes podem ter uma ligeira nota picante e álcool (em baixa intensidade). As notas de especiarias são tipicamente de pimenta em vez de cravo e pode ser alta a moderadamente fortes (geralmente derivadas da levedura). A adição de ervas ou especiarias sutis complementares é admissível, mas não deve dominar. Normalmente, o caráter de malte é um pouco granulado e de baixa intensidade. As versões mais escuras e mais fortes terão o malte mais evidente com as versões mais escuras mostrando características associadas grãos com essa cor (tostado, biscoito, caramelo, chocolate, etc.). Em versões onde a acidez está presente, em vez do amargor, pode-se detectar um pouco do caráter acre (baixo a moderado).
Aparência
As versões claras são muitas vezes de um tom laranja claro distinto, mas pode ser de douradas a âmbar (dourado ao âmbar-ouro é mais comum). As versões mais escuras podem variar de cobre para marrom escuro. Espuma de longa duração, densa e compacta, de cor branca ao marfim, resultando em uma característica do rendado belga (belgian lace) sobre a taça, à medida que desvanece. A transparência é de mínima a boa, apesar de uma turbidez não ser inesperada neste tipo de cerveja não filtrada. Efervescente.
Sabor
Sabores frutados e condimentados de médios-baixos a médios-altos, apoiados por um baixo a médio caráter de malte suave, muitas vezes com alguns sabores de grãos. O amargor é tipicamente moderado a elevado, mas a acidez pode estar presente em vez de do amargor (ambos não devem ser sabores fortes ao mesmo tempo). A atenuação é extremamente elevada, o que resulta em um final seco, característica essencial para o estilo; uma Saison nunca deve ter final doce. O frutado é, frequentemente, cítrico (laranja ou limão) e as especiarias são tipicamente picantes e apimentadas. Permite uma variedade de balanços nas características frutadas-condimentadas; muitas vezes conduzidos através da seleção da levedura. O sabor de lúpulo é baixo a moderada, geralmente com um caráter picante ou terroso. O equilíbrio é feito pelo caráter frutado, picante, lupulado, com qualquer amargor ou acidez não se sobrepondo a esses sabores. As versões mais escuras terão mais caracteres de malte, com uma variedade de sabores derivados de maltes escuros (tostado, pão, biscoito, chocolate, etc.) que suportam o caráter frutado-picante da cerveja (sabores torrados não são típicos). As versões mais fortes terão mais sabor de malte, em geral, bem como uma
ligeira impressão de álcool. As ervas e especiarias são completamente opcionais, mas se estão presentes devem ser usadas com moderação e não em detrimento do caráter da levedura. O final é muito seco e o sabor é tipicamente amargo e condimentado. O amargor do lúpulo pode ser restringido, embora possa parecer acentuada devido aos altos níveis de atenuação.
Sensação de boca
Corpo leva a médio. A sensação de álcool varia com a intensidade desde nenhuma, na versão de mesa, a leve nas versões standard, e a moderada nas versões mais altas. No entanto, qualquer caráter de aquecimento deve ser bastante baixo. Carbonatação muito alta com uma qualidade efervescente. Tem suficiente acidez pungente na língua para equilibrar o final muito seco. Nas versões com qualidade acre, um caráter ácido de baixo a moderado pode adicionar um toque refrescante, mas não deve causar espasmo (opcional).
Comentários
Há variações na intensidade e cor, mas todos elas têm características semelhantes e balanço, em particular, o caráter refrescante, serem altamente atenuadas, secas, e com alta carbonatação. Não existe uma correlação entre a intensidade e a cor. O balanço pode mudar um pouco com variações na intensidade e cor, mas a semelhança familiar com a cerveja artesanal original deve ser evidente. As versões claras são provavelmente mais amargas e têm mais caráter de lúpulos, enquanto as versões mais escuras tendem a ter mais caráter de malte e dulçor, dando uma apresentação mais equilibrada. Versões mais fortes muitas vezes têm mais de malte sabor, riqueza e corpo, simplesmente por causa de sua maior densidade. Embora elas tendem a ser bem atenuadas, podem não ser percebidas tão secas como as Saisons de intensidade standard. O caráter de levedura Saison é uma necessidade, embora Maltosas as versões mais maltadas e ricas tendem a mascarar esse caráter. Muitas vezes chamadas de Farmhouse Ales nos EUA, este termo não é comum na Europa, onde elas são apenas parte de um grupo maior de cervejas artesanais.
História
Uma ale de provisão originalmente desenvolvido na Valônia, a parte da Bélgica que faz fronteira com a França, para consumo durante o período de cultivo da terra ativo. Originalmente um produto de menor teor de álcool, de modo a não debilitar os trabalhadores agrícolas, mas também existiam produtos de taberna com
intensidade. Os produtos de maior intensidade e cores diferentes apareceram após a Segunda Guerra Mundial. A Saison moderna mais conhecida, a Saison Dupont, foi produzida pela primeira vez na década de 1920. Originalmente um ale artesanal rústica, feita com ingredientes agrícolas produzidos em fazendas locais, agora produzidas principalmente em grandes cervejarias que ainda mantêm a imagem de suas origens humildes.
Ingredientes Característicos
Normalmente, não é picante, com levedura, lúpulo e grãos fornecem caráter; embora especiarias são permitidos se eles fornecem uma natureza complementar. Maltes são típicos base continental, mas moagem geralmente contém outros grãos, como trigo, aveia, centeio ou espelta. Adjuntos como o açúcar eo mel também pode servir para adicionar complexidade e cerveja seca. As versões mais escuras normalmente usa maltes mais ricos, mais escuro, mas não tipos torrados. Lúpulo dos varietais Saaz, East Kent Golding, ou Styrian são os mais comumente usados. Uma ampla variedade de ervas ou especiarias podem adicionar complexidade e singularidade, mas sempre deve combinar bem com o caráter de levedura e lúpulo.
Brettanomyces não é típico para este estilo; Brett Saisons devem ser inscritas na categoria American Wild Ale.
Comparação de estilos
De Intensidade Standard e cor clara (as variedades mais comuns), como uma Belgian Blond Ale mais altamente atenuada, lupulada e amarga, com um caráter mais forte da levedura. Se de Intensidade Super (mais alta )e cor clara, é semelhante a uma Tripel belga, mas na maioria das vezes com mais qualidades de grãos, rústica e às vezes com um caráter de levedura mais picante.
Instruções de Entrada: O participante deve especificar a intensidade (de mesa, Standard, Super) e cor (claro e escuro).
Estatísticas Vitais
OG: 1.048 – 1.065 (standard)FG: 1.002 – 1.008 (standard)
IBUs: 20 – 35
SRM: 5 – 14 (pálida) / 15 – 22 (oscura)
ABV: 3.5 – 5.0% (de mesa)
5.0 – 7.0% (standard) / 7.0 – 9.5% (super)
Exemplos Comerciais
Ellezelloise Saison, Fantôme Saison, Lefebvre Saison 1900, Saison Dupont Vieille Provision, Saison de Pipaix, Saison Regal, Saison Voisin, Boulevard Tank 7 Farmhouse Ale.
Etiquetas
Intensidade Standard, Cor Clara, Fermentação Alta, Europa Ocidental, Estilo Tradicional, Amarga
Curtiu o texto? Se interessou pela cerveja? Caso queira ver como ela é, assista o vídeo no nosso canal no YouTube para conhecer esse estilo melhor ainda! E claro, o nosso convés está aberto para qualquer um que queira aprender mais sobre cervejas artesanais, venha provas nosso chopps que saem diretamente da câmara fria! Ahoy!