Como Fazer Cerveja em Casa
Como fazer cerveja em casa.

Como fazer cerveja em casa? Que pergunta boa, hein?

Saiba agora como fazer cerveja em casa. De forma bem resumida a produção da cerveja artesanal é dividida em algumas fases. Antes do início da produção em si há a elaboração da receita da cerveja a ser feita.

As fases da produção são:

1 – Moagem dos Grãos

O malte de cevada deve ser moído antes de ser usado pra produzir cerveja. A moagem quebra a casca dos grãos, o que permite que os açúcares nele existentes sejam mais facilmente desprendidos.

A moagem pode ser feita com moinhos de rolo manuais ou automatizados com motor, o que facilita e torna mais rápido.

2 – Como Fazer Cerveja Em Casa: Mostura

A mostura é praticamente fazer um “chá” dos grãos de malte de cevada. Consiste em colocar os grãos de malte em água aquecida, em temperaturas determinadas e específicas para cada fase da sacarificação, que é a quebra do amido em açúcares menores.

Serve pra que o açúcar dos grãos passe pra água, formando o mosto.

3 – Clarificação

Após a mostura, separa-se o mosto dos grãos, porém eles continuam com boa concentração de açúcares. Afim de aproveitar esses açúcares fazemos uma lavagem dos grãos com água quente, o que possibilita um maior aproveitamento dos grãos com relação a extração do açúcar. O líquido produto dessa lavagem dos grãos é adicionado ao mosto previamente separado.

4 – Fervura

Como o nome diz, é a fervura do mosto já pronto. Durante a fervura, que dura cerca de uma hora, adicionamos o lúpulo. Este pode ser adicionado no começo da fervura (lúpulo de amargor), no meio (lúpulo de sabor) e no final (lúpulo de aroma).

A fervura visa também concentrar, esterilizar, inativar enzimas, aromatizar e provocar a caramelização de alguns açúcares.

5 – Resfriamento

Após a fervura há o processo de resfriamento do mosto, que serve para evitar contaminação da cerveja e para termos uma cerveja mais límpida, uma vez que o rápido resfriamento provoca a coagulação de algumas proteínas que acabam decantando e assim ficam mais facilmente separadas do mosto que será passado ao fermentador.

Os métodos mais comuns de resfriamento são o chiller de imersão, que é uma serpentina geralmente de cobre, e o chiller de placas. Em ambos os casos a água fria circula e troca calor com o mosto.

6 – Fermentação

A fermentação do mosto é realizada pela levedura, que consome o açúcar e produz gás carbônico e álcool.

Antes de adicionar a levedura ao mosto é importante hidratá-la. Para isso fervemos uma pequena quantidade de água (cerca de 400ml por pacote de levedura) e esperamos a água esfriar até a temperatura que será usada na fermentação.

Após o resfriamento o mosto é transferido pra um fermentador, a maioria dos cervejeiros caseiros usa baldes de plástico alimentício. Colocamos a levedura hidratada no fundo do balde e despejamos o mosto por cima, de forma que gere uma boa mistura e oxigenação, que também é importante pra levedura.

A fermentação pode ser feita em temperatura ambiente, mas o adequado é ter temperatura controlada, o que ajuda a fermentação e não produz sabores indesejados na cerveja.

Pro controle de temperatura usamos uma geladeira ou freezer e um termostato, que mantem a geladeira numa temperatura programada pelo cervejeiro.

A fermentação pode durar de 2 dias a 1 mês, dependendo do tipo de cerveja.

7 – Como Fazer Cerveja Em Casa: Maturação

O período de maturação serve para que subprodutos da fermentação sejam consumidos pela levedura, o que melhora o paladar da cerveja. Ela demora de 1 semana a meses, dependendo do tipo da cerveja.

8 – O Envase / Engarrafamento e a  Carbonatação

O mais comum é o envase em garrafas, mas pode-se usar também barris comuns de chopp (keg) ou post-mix, que é um barril antigamente usado para armazenar refrigerantes de máquina.

O envase em garrafas não exige nenhum equipamento específico, basta uma mangueira que conecte o líquido à garrafa e tudo bem. Neste caso geralmente a carbonatação (colocar gás) da cerveja é feita por priming, que é a adição de água com açúcar na cerveja de forma que a levedura produza gás e gaseifique o líquido já dentro da garrafa.

Outra possibilidade de carbonatação é a forçada, o que é a simples aplicação de gás carbônico na cerveja. Isso exige equipamentos mais específicos, como barris e cilindros de gás.

 

Você pode se aprofundar no assunto estudando sozinho pelo Youtube, lendo blogs, em fóruns de internet ou fazendo um curso rápido de produção de cerveja caseira.

Veja as cervejas que já produzimos aqui no nosso brewpub, que tal tentar reproduzir uma delas na sua casa?

Ahoy!

Capitão Barley © Copyright 2018

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.