Ahoy marujos! Que tempo frio hein? O inverno chegou, e com ele muita gente deixa de tomar a cerveja, muitas vezes substituindo-as por outras bebidas como o vinho. Mas muitos fazem isso por estarem acostumados com as cervejas refrescantes que são mais comuns no Brasil, mas nem todas são assim! Na verdade, algumas cervejas artesanais não só combinam muito com o frio, como foram feitas para serem apreciadas nesse clima.
Afinal, nem todo lugar do mundo é quente a maior parte do ano, não é mesmo? Por isso é comum que as cervejas europeias, principalmente do Norte, sejam ótimas para esse período do ano.
Venha com a gente neste texto interessantíssimo para o inverno, porque vamos agora mesmo te explicar como escolher as melhores cervejas para se tomar nesse tempo frio. E é claro passaremos recomendações especiais do Capitão Barley para você!
Como Escolher Sua Cerveja Para o Inverno
Mas afinal, o que caracteriza uma cerveja boa pra tomar no inverno? Quanto a isso, temos algumas regrinhas que podem te ajudar a escolher as melhores para o clima, e o mais importante, as que te agradam mais.
Cervejas Encorpadas
Primeiramente, quanto mais encorpadas melhor. Isso porque para uma cerveja ser encorpada, ela precisa de uma adição maior de malte, o que faz com que elas sejam mais densas e aveludadas.
Para explicar melhor, uma cerveja aveludada é aquela que proporciona a sensação de preenchimento maior a boca, dando a sensação de estarmos bebendo um licor. Parece mais densa, com uma carga maior de açúcares e proteínas na sua versão final.
Teor Alcóolico
Um teor alcoólico mais elevado que o padrão é fundamental para que uma cerveja seja boa para o clima frio. Isso porque é o álcool que dá a sensação de calor da cerveja, que esquenta nosso corpo, e as torna agradáveis no inverno.
Outras Características Comuns
Com a combinação dos dois fatores que falamos (uma cerveja encorpada e com alto teor alcoólico), normalmente temos outras características que veem junto. Por exemplo, a maioria das cervejas assim são cervejas escuras e mais complexas do que as refrescantes.
Essas cervejas costumam não ter um drinkability tão alto assim, mas isso é perfeitamente normal, e até desejado. Desse modo, a cerveja se torna algo para ser apreciado por mais tempo, e mesmo em quantidades menores, são igualmente deliciosas! Também é comum que elas sejam servidas em copos mais largos e abertos, pois são cervejas complexas com uma variedade grande de aromas (uma dica: caso não tenha um copo assim, taças de vinho servem muito bem).
Outro ponto importante de ser lembrado é que cervejas feitas para o clima frio quase nunca devem ser servidas muito geladas, como é o nosso padrão normalmente! Até porque quem quer tomar algo super gelado quando já estamos congelando nesse frio, né? A temperatura ideal para cada cerveja varia um pouco, mas para essas gira em torno dos 8 ºC à 10 ºC.
E o mais importante de tudo, é que mesmo com nossas sugestões, nada disso é uma regra absoluta. Todo estilo pode e tem variações que podem lhe agradar no clima gelado, o importante é você aprender a identificá-los!
Sugestões do Capitão Barley para o Inverno!
Como já falamos antes, não vamos te deixar na mão sem nenhuma sugestão específica para esse inverno! Aqui vão nossos estilos favoritos de cerveja para o inverno, e algumas cervejarias que gostamos.
SCHORNSTEIN RUSSIAN IMPERIAL STOUT
O estilo Russian Imperial Stout é conhecido por ser o estilo mais intenso das stout, que podem ter um amargor alto assim como seu teor alcoólico. E intensidade é o que mais temos na interpretação da Schornstein do estilo: feita com 6 maltes diferentes e 2 lúpulos. É uma cerveja amarga, com 8% de teor alcoólico, com muita personalidade e amargor do malte torrado e do lúpulo em evidência. A tosta harmoniza por semelhança com carnes e vegetais grelhados, mas a cerveja brilha mesmo com doces! Com chocolates e seus derivados ou petit gâteau com sorvete de creme, a mistura é incrível.
CELEBRATOR DOPPELBOCK
“Cerveja com paladar intenso, equilibrada e com textura encorpada e aveludada. Apresenta coloração escura, espuma cremosa de boa formação e notas de torrefação do malte, caramelo, castanha e leve defumado.” – Palavras do Clube do Malte sobre essa cerveja ótima para o clima frio!
CERVEJA LEUVEN DARK WOLF QUADRUPEL
A Dark Wolf, cerveja do estilo Quadrupel da cervejaria Leuven é uma ótima pedida também! Se trata de uma cerveja maltada, com notas no aroma e no sabor que remetem a caramelo, frutas vermelhas passas e tâmaras. É uma bebida forte e potente, com 10% de teor alcoólico, que finaliza no sabor com sutis notas vínicas e de carvalho francês. Para a harmonização, recomendamos carne de porco ou um bom queijo maturado. Perfeita para dias frios!
Cerveja para o Inverno no Capitão Barley!
É claro, não poderíamos deixar de falar das cervejas da casa, que além de tudo você pode curtir aqui com a gente! Temos no convés duas sugestões de nossas cervejas perfeitas para curtir nesse inverno. A primeira é a Mar Vermelho, uma Red Ale bem clássica com sabores de malte evidentes e leve amargor, usando apenas malte inglês na receita.
Nossa segunda sugestão é a Old Moralist, nossa Brown Ale repaginada pelo cervejeiro Igor Puorro, com 4,2% de teor alcoólico e 20 IBU (amargor bem baixo). Em evidência, aromas e sabores de chocolate e leve torra, em segundo plano, notas de biscoito e caramelo. Uma clássica inglesa facílima de beber, deliciosa e sem muitos segredos. Vem curtir esse inverno com a gente!