Cerveja Artesanal Perto de Mim
Cerveja Artesanal Perto de Mim

Cerveja Artesanal Perto de Mim…

Quem nunca entrou no Google e digitou isso nunca se viu desesperado, num lugar desconhecido e sem saber onde beber boas cervejas artesanais.

Pensando nisso, resolvi escrever este post. Acho que o Google é mais útil do que qualquer texto para te indicar as cervejarias, bares e brewpubs mais próximos, mas umas boas dicas podem valer ouro para você não se decepcionar com a sua escolha.

Vamos a elas aqui abaixo!

 

Cerveja Artesanal Perto de Mim
Cerveja Artesanal Perto de Mim

Cerveja Artesanal Perto de Mim: O Mais Importante a Saber!

Acho que melhor do que uma lista de bares e brewpubs seria uma lista de DICAS para te ajudar a escolher onde ir, afinal o Google já pode te ajudar a achar os bares em cidades desconhecidas quando precisar, não é mesmo?

Tradição do Lugar

Eu gosto sempre de pesquisar sobre a tradição do lugar. Depois de anos trabalhando no ramo, sei o quanto é difícil manter um bar ou restaurante funcionando por tanto tempo. Se o lugar é mais antigo e tradicional, é por que algum valor deve ter, concorda?

Tento sempre encontrar no site ou mesmo em avaliações de clientes qual a data de abertura do local. Pra mim, até por gostar de lugares com história, isso é um dos pontos a avaliar.

Nível do Atendimento

O ideal é o atendimento ser feito por pessoas que conhecem muito bem o que estão servindo. Ninguém vai no açougue comprar frutas.

Ter pelo menos um beer sommelier na equipe é indispensável, por que se uma dúvida mais profunda surgir terá alguém para esclarecer.

A equipe de atendentes e garçons também deve se manter antenada no mercado e estilos cervejeiros, além de ter na ponta da língua a explicação sobre cada ítem do cardápio de comidas.

Empatia, simpatia, sorriso no rosto… nem preciso citar que isso é parte da avaliação também.

O treinamento da brigada do bar deve ser periódico e sempre melhorando os pontos fracos da equipe.

Cerveja Artesanal Perto de Mim: Cuidado com Os Produtos

Além da qualidade dos fornecedores, é importante como o bar trata os produtos que recebe. Não adianta ter 30 torneiras de chopp, uma mais bonita que a outra, um baita ambiente legal e deixar o estoque de barris de chopp sob sol e chuva antes de serem engatados pra serviço. Ah… e isso tem bastante, viu?

Veja como o chopp chega, como o bar recebe seus alimentos, quantas pessoas frequentam o local (o que garante giro de estoque e produtos mais frescos). Parecem detalhes bestas, mas que podem colocar a sua saúde em jogo.

Limpeza da Linha de Chopp

Assim como a placa “conheça nossa cozinha”, deveria existir também a “conheça nossa linha de chopp”. O cliente pode, e DEVE, pedir pra conhecer as condições do sistema de serviço de chopp.

Pergunte no seu bar favorito: de quanto em quanto tempo sanitizam as linhas de chopp?

Se a resposta for uma bela gaguejada, já desconfie pois pode ser um verdadeiro “nem sei o que é isto!”.

Chopp Bom Fica Em Câmara Fria

Podemos até dar um desconto. Se não em câmara fria, pelo menos numa geladeira onde caibam. E, PELO MENOS, enquanto estiverem engatados em serviço.

O ideal é que todo o estoque de chopp esteja refrigerado, o que vai garantir que mantenha as características originais e sua qualidade.

Aquele velho sistema de chopeira elétrica com o barril sem estar refrigerado não é uma boa opção, estamos em 2022!

Ambiente Descontraído, Democrático e Pet Friendly

Um ambiente descontraído, sem muita frescura ou regras é o ideal para consumo da cerveja. Lógico que não estou fazendo um voto para a anarquia, apenas sou contra dizer que cada estilo tem seu copo certo e que é crime beber em outro copo, por exemplo.

Encontre e beba com quem quiser estar no ambiente, isso é democrático. De bermuda, chinelo ou como quiser, respeitando o próximo deve ser bem vindo.

Sobre ser Pet Friendly vai de gosto pessoal, mas que eles ajudam a deixar o ambiente mais animado, ah se deixam!

Evolvimento Social, Ambiental e Com O Mercado

Acho muito complicado quando cliente chega falando que o outro bar é mais barato. Ok, amigo, mas lá qual o engajamento social deles? Os funcionários estão todos recebendo em dia e registrados?

E a preocupação ambiental? O descarte de lixo reciclável custa mais caro do que o comum. Isso é um custo pro bar, que obviamente gera valor para algumas pessoas e estas aceitam pagar um pouco mais caro por este motivo também.

Sobre o mercado: qual o envolvimento do seu bar com o mercado em que atua? São engajados? Ou apenas aventureiros?

Enfim, obviamente o texto tem muitas opiniões pessoais deste que o escreve, mas que acumula quase 9 anos à frente do Capitão Barley!

Espero que tenha gostado do texto, aproveite nosso blog e nosso canal no Youtube.

 

Capitão Barley © Copyright 2018

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.