Cerveja com Café! Sim existe! O café e a cerveja estão entre as bebidas mais consumidas ao redor do mundo. Aqui no Brasil as duas bebidas figuram entre as mais apreciadas pelo povo.
O que pouca gente sabe é que a mistura de cerveja e café pode trazer uma explosão de sabores se usados em conjunto em uma receita cervejeira.
Estilos Mais Comuns
Os estilos mais comuns a receberem café na composição da receita da cerveja são as escuras do estilo Stout e Porter, mas a criatividade do cervejeiro pode ir além.
Exemplos De Rótulos
A cervejaria paranaense Morada Cia. Etílica, em parceria com Lucca Café Especiais, desenvolveu uma American Pale Ale com 5% de álcool que combina lúpulos frutados com o sabor e amargor provenientes do café. Uma baita opção!
Outra boa cerveja que provei foi da Dieu Du Ciel, cervejaria canadense de Montreal. A Péché Mortel (pecado mortal, em francês) tem 9,5% de álcool, nota 97 (de 0 a 100) no site Beer Advocate e é do estilo American Imperial Stout. Sabores e aromas amargos e torrados.
A Founder´s, cervejaria americana do Michigan, faz a Breakfest Stout. Uma American Imperial Stout com 8,5% de álcool muito bem inseridos, numa complexa cerveja cremosa com sabores de café, chocolate, caramelo e baunilha.
Exemplos nacionais são: Tupiniquim Espresso, Bier Hoff Coffee Beer e a nova série da Caravan Beer (Nude Hype -New England IPA em parceria com o Franck’s Ultra Coffee; a Coffee Hype – Side A – NE IPA com café envelhecido em barril de Bourbon; e a Latte Hype – Side B – NE IPA com lactose e café envelhecido em barril de Bourbon).
Se você é um amante de cerveja e de café não deixe de provar, fica uma delícia!
Já provou alguma que não foi citada no texto? Deixe abaixo o nome dela nos comentários!
Ahoy!