Cervejaria Invicta é o tema deste texto? Conhece ela?
Você também é do tipo que gosta de comprar algumas cervejas e depois abrir uma a uma para degustar cada gole como se fosse o último?
Se sim, este texto pode te agradar!
Fizemos em 2016 um vídeo para nosso canal do Youtube em que apresentamos alguns rótulos da Cervejaria Invicta na época.
Vale a pena conferir e ler um pouco mais sobre esta que é uma das cervejarias de maior destaque no Estado de São Paulo.
A Cervejaria Invicta
Instalada na cidade de Ribeirão Preto, na região nordeste do Estado de São Paulo, a cervejaria Invicta foi fundada em 2011 pelo cervejeiro Rodrigo Silveira. Ele começou cedo a empreender e seu primeiro negócio, uma sorveteria, durou um ano. Depois foi trabalhar em uma loja de sementes, começou a se interessar. Entrou como entregador em uma cervejaria em 1998, onde se interessou pela produção cervejeira.
Foram 13 anos trabalhando em outras cervejarias até criar coragem e bagagem para abrir a própria: Cervejaria Invicta.
Os Rótulos Da Cervejaria Invicta
A fábrica começou produzindo apenas 3 estilos de chopp e hoje acumula incontáveis rótulos produzidos por lá. A cervejaria ganhou prêmios nacionais e internacionais em disputas cervejeiras, como no Concurso Brasileiro de Cervejas, que acontece em Blumenau, e também o Global Craft Beer Award, na Alemanha.
Aqui no Capitão Barley já servimos muitos litros de chopes e cervejas da Cervejaria Invicta.
Com certeza a de maior destaque na época foi a chamada 1000 IBU.
O nome desta cerveja é uma alusão a uma cerveja extremamente amarga, já que IBU é um índice internacional de amargor em cerveja que vai de 0 a 100. Quão amarga seria uma cerveja com 1000 IBU, então?!
“Uma cerveja extrema, potente, com aroma de lúpulos americanos e amargor intenso e agressivo que persiste no retrogosto”, segundo o site da Cervejaria Invicta.
A 1000 IBU é uma Imperial India Pale Ale, com 8% de álcool, que harmoniza comm “queijos azuis, cheddar, gorgonzola ou mais condimentados, carne vermelha, suína e salmão grelhado”, também segundo o site da empresa.
Outros rótulos que apresentamos no vídeo são:
- Hellbeirão (German Pils)
- Iniciação (Weiss)
- 6 O´Clock (IPA)
- Black Cat (Black IPA)
- Boss (Imperial IPA)
A sequência de degustação sugerida no vídeo foi feita com base nos estilos das cervejas, para que uma não interfira na percepção das características da próxima a ser degustada.
É legal entre uma cerveja e outra tomar um pouco de água para hidratação e também para limpar a boca para sentir as características da próxima.
Como nosso vídeo acima, sobre a Cervejaria Invicta, foi gravado e publicado em nosso canal no Youtube em agosto de 2016, então certamente a cervejaria, criativa como é, já produziu uma série de outras cervejas e estilos.
Produção De Outras Marcas
Além das cervejas próprias, a fábrica em Ribeirão Preto também produz cervejas de outras marcas como da cervejaria Urbana (de São Paulo-SP), 2 Cabeças, do blog All Beers que lançou alguns rótulos próprios e da banda Velhas Virgens.
Apenas citando que este texto é de junho de 2020 e que quando você ler a produção destas marcas pode não acontecer mais na fábrica da Cervejaria Invicta.
É um fato curioso mas no mundo cervejeiro muitas fábricas já estabelecidas recebem outras cervejarias para produzir, sendo alguns destes parceiros as conhecidas como “cervejarias ciganas” por serem marcas de cerveja que não têm fábricas próprias.
Muito legal a história do Rodrigo, sua paixão pela cerveja o motivou a chegar onde chegou, estabelecendo sucesso no mercado e marcando a história de muitos consumidores de cervejas artesanais, como no meu caso.
Que tal ver a página das cervejas próprias do Capitão Barley agora? Vamos lá!