De dois amigos produzindo cervejas homebrew à uma das cervejarias mais amadas pelos consumidores!
Conhecidos pelo clima amigável e descontraído, os criadores Felipe “John” e Marcelo “Calote” criaram uma marca com as mesmas características – divertida, com um personagem icônico, e artes incríveis nos rótulos.
E claro, além de tudo, fazem também ótimas cervejas e são considerados donos de uma das melhores cervejarias de São Paulo.
Neste post falaremos sobre a origem da cervejaria Juan Caloto, do sucesso de seu crowdfunding à criação do personagem. Além disso, teremos também uma entrevista ao final com John e Calote!
Como surgiu a cervejaria?
Felipe e Marcelo são amigos de longa data, que desde 2010 já estavam no mundo cervejeiro fazendo cervejas homebrew na panela.
Porém a pequena produção a princípio não passava de um hobbie, e a única distribuição que eles tinham era entre os amigos.
Mas foi com essa distribuição para amigos que veio o início de tudo: um deles experimentou a cerveja com um dono de bar de Interlagos, que adorou a bebida já queria imediatamente vender em seu estabelecimento.
Com essa proposta, os dois amigos finalmente decidiram ir atrás de uma produção para comercialização e começaram a cervejaria.
Conversando com alguns produtores, eles conseguiram fazer um teste num brewpub na Mooca em SP. O acordo era o bar produzir 30L para um evento pequeno e eles avaliarem a cerveja, e mais 30 L para a dupla.
O sucesso no evento foi tão grande que eles acabaram vendendo todos os 60 L ali mesmo, e foi assim que eles perceberam que o projeto poderia ir longe.
Por coincidência (ou obra do destino, quem sabe), ao mesmo tempo um amigo deles estava começando um projeto de crowdfunding para cervejas. A situação logo se mostrou como a oportunidade perfeita para eles começarem de vez a produção para o mercado.
O projeto nada mais era que o Social Beers, que hoje em dia já ajudou diversas cervejarias pequenas a se lançarem no mercado.
A arrecadação tinha um período de 90 dias para terminar, mas não precisaram nem perto disso. Eles alcançaram 100% da meta em 7 dias, valor que logo depois subiu para 165% (o máximo que eles poderiam produzir pelo crowdfunding).
Para um maior engajamento do público e construção de marca, a campanha contava com mais produtos, além da cerveja. Eles ofereciam também itens como uma taça, um baralho temático, camisetas, HQs e até participações nas artes.
A Wild West IPA, nome da cerveja lançada no Social Beers, teve um ótimo recebimento do público, que amou tanto a cerveja quanto o personagem. A partir daí, a cervejaria Juan Caloto estabeleceu seu nome no mercado, e foi só sucesso!
Juan Caloto: a origem do personagem
Desde o início, John e Calote já sabiam que queriam o tom descontraído para cervejaria, e tinham uma ideia do personagem que logo iriam criar.
Quando chegou a hora e eles precisaram pensar sobre os detalhes, decidiram unir à sua marca outro gosto em comum entre os dois: o gosto por filmes faroeste.
Depois disso, eles só precisaram juntar os apelidos (estes que também vieram desde a época da infância) e a ideia estava pronta: Juan Caloto, o personagem atrapalhado, que apresentava um portunhol sarcástico, que contava histórias através das artes dos rótulos.
E falando nas artes, elas são feitas pelo próprio Calote. Há muito tempo ele já desenhava, logo, nada mais natural que ele dar vida ao personagem com o próprio traço. Mas claro, sempre com os “pitacos” de John.
A implementação do personagem é feita através de pequenos episódios de uma história sempre que eles lançam um novo rótulo. As histórias sempre contêm o tema do faroeste tosco, e deixam espaço para o público preencher com sua imaginação.
A figura de Juan Caloto é uma representação dos ideais de seus criadores: cerveja tem que ser diversão, algo para tomar com amigos, para gerar piadas e bons momentos.
Todos estes fatores somados contribuíram para conectar a cervejaria com seu público e assim gerar um engajamento incrível.
Crowdfunding para salvar o Juan Caloto
Recentemente com a pandemia, o ramo cervejeiro sofreu bastante com os impactos, e a Juan Caloto se encontrou numa situação difícil.
Sendo uma cervejaria cigana e não muito grande, eles previram que as dificuldades para se manter seriam enormes. E assim, pensando numa solução, acabaram por voltar às origens: o crowdfunding.
Antes da pandemia, já estava encaminhada a produção de sua nova cerveja “El Retumbante Retorno de Karina Cristina”, e eles decidiram usá-la para o financiamento.
Isso porque a arte do rótulo novo já contava com o Juan Caloto amarrado na linha de trem, o que serviu perfeitamente para a construção da campanha “Crowdfunding para salvar o Juan Caloto”.
Um grande cuidado que os criadores tomaram foi o de se comunicarem bem com os bares parceiros para não prejudicá-los. Ou seja, mostrar que se tratava apenas de um movimento pontual para resolver o problema da pandemia, e não para deixar de vender para os bares nem abrir lojas próprias.
O projeto recebeu um grande apoio da comunidade e dos parceiros, atingindo um sucesso estrondoso: em 24h eles bateram a meta de R$55 mil, e logo estenderam a arrecadação alcançando mais de 300% da meta original, com R$165 mil.
A resposta do público foi tão boa que nem mesmo John e Calote esperavam atingir o objetivo tão rápido. Com esse valor arrecadado, a cervejaria conseguiu se manter bem mais tranquilamente.
Isso mostra o quanto o engajamento de Juan Caloto é grande, e o quanto a comunicação e a proximidade deles com os consumidores é importante.
Novamente, a campanha não ofereceu apenas a cerveja, mas também enviou itens como um jogo de baralho e até uma estatueta do Xerife (personagem do universo de Juan Caloto presente nesse capítulo).
Primeiras cervejas
A primeira cerveja da Juan Caloto, a West Wild IPA, ainda é vendida e possui uma história especial com o Capitão Barley!
Isso mesmo, o primeiro lançamento da bebida fora do Social Beers foi em nosso bar num evento exclusivo! E claro, ainda hoje as oferecemos em nosso cardápio.
A cerveja apresenta o equilíbrio entre o dulçor do malte, remetendo a caramelo, cereais, mel, com o amargor do lúpulo. O resultado é uma cerveja de personalidade, bom drinkability e bastante refrescante.
Logo depois, o segundo rótulo que a cervejaria lançou foi a Laguna d’Oro. Essa foi logo apelidada caridosamente de “Daiane dos Santos” pelos criadores, após vencer 2 concursos de cerveja no ano de seu lançamento.
Atualmente a cervejaria já lançou mais de 50 rótulos diferentes, com diversos sabores. Muitas vezes são edições limitadas, mas sempre com uma boa qualidade e uma ótima história de Juan Caloto para contar.
Entrevista com os fundadores
Agora teremos uma entrevista com Fernando “John” e Marcelo “Calote”
Como começou sua relação com cervejas artesanais?
“Começamos a tomar cervejas “artesanais” no início dos anos 2000. Primeiro com inglesas que achávamos artesanais e depois conhecendo belgas, americanas e nacionais.”
Quem criou a Juan Caloto? Qual o motivo deste nome?
“Fomos os 2 sócios, John e Calote. Acho que o motivo do nome está autoegocentricoexplicativo!! O Portunhol disfarçou!”
Quais foram as primeiras receitas de sucesso e quando?
“Nossa primeira receita comercial foi a Wild West IPA que lançamos em 2015 através de um projeto de crowdfunding no site Social Beers. O primeiro gole em bares foi justamente no antigo convés do Capitão Barley.”
Em quais cervejarias se inspiraram?
“Gostamos muito de nos inspirar tanto em cervejarias clássicas que ascenderam nosso gosto pelo líquido como Fullers, Duvel, Rocheffort, Urquell, assim como em cervejarias mais vanguardistas americanas como The Veil, Other Half, Against the Grain e etc. É difícil ter uma única inspiração! ”
Quais são as cervejas mais vendidas da cervejaria Juan Caloto?
“Podemos dizer que são as NEIPAs. Acreditamos que esse é um estilo que conseguimos encontrar nossa personalidade e que já tem um tempo caiu no gosto do nosso público.”
Qual a visão da cervejaria Juan Caloto com relação ao mercado cervejeiro atual e futuro?
“Acreditamos que o mercado brasileiro ainda é muito novo. Então sofremos as dores do amadurecimento. Um mercado que ainda é puxado majoritariamente por tendências estrangeiras, mas que aos poucos está descobrindo suas características próprias e deve ganhar corpo nos próximos anos!”
Tem interesse na cervejaria Juan Caloto? Confira nosso bate papo no YouTube com Fernando “John” e Marcelo “Calote”: