As cervejas belgas conquistaram o mundo devido à sua qualidade. São cervejas sensacionais, se ainda não experimentou não perca tempo! Os belgas fazem cervejas de muitos estilos, tendo os mais adocicados até cervejas mais ácidas e de fermentação espontânea.
Os principais estilos de cervejas belgas são Dubbel, Tripel, Quadruppel, Blonde Ale, Witbier, Fruit Beer, Lambic, Strong Golden Ale e Gueuze.
Dentre tantas marcas, as que mais se destacam são Delirium, Chimay, Duvel, Westvleteren, La Chouffe, Gouden Carolus, De Konink, Cantillon e Trappistes Rochefort. Umas se destacam como cervejas belgas por serem mais tradicionais e comerciais, outras pela qualidade e pequena produção.
As cervejas belgas das marcas citadas são de vários estilos, algumas mais doces e alcoólicas como Dubbel, Tripel e Quadruppel e outras mais leves e refrescantes como Witbier e Fruit Beer. As Lambic são mais exóticas, com sabores muito diferentes dos tradicionais, e as Gueuze têm acidez e por vezes parecem até um pouco “salgadas”.
Alguns excelentes rótulos de cervejas belgas são encontrados no Brasil, sendo um deles na minha opinião um dos grandes destaques: Trappistes Rochefort 10, do estilo Quadruppel.
As Melhores Cervejas Belgas do Mundo
Veja abaixo o ranking das melhores Cervejas Belgas do mundo segundo alguns sites conceituados, considerando cervejas com mais de 100 votos.
Ranking Ratebeer:
1º – Trappistes Rochefort 10. Cervejaria Abbaye Notre-Dame de Saint-Rémy – Brasserie Rochefort.
2º – Westvleteren 12 XII. Cervejaria Abdij St. Sixtus – Westvleteren.
3º – Westvleteren 8 Extra. Cervejaria Abdij St. Sixtus – Westvleteren.
Ranking Beer Advocate:
1º – Fou’ Foune. Cervejaria Brasserie Cantillon.
2º – Zenne Y Frontera. Cervejaria Brouwerij 3 Fonteinen.
3º – Westvleteren 12 (XII). Cervejaria Abdij St. Sixtus – Westvleteren.
Assista abaixo um vídeo do nosso canal no Youtube chamado CBTV, este da série Mundo Da Cerveja e fala um pouco sobre as cervejas belgas.
Características Dos Principais Estilos De Cervejas Belgas
- Dubbel: também chamado de double é uma convenção de nomes utilizado em cervejas trapistas belgas. O termo se originou na cervejaria trapista de Westmalle em 1856. Dubbels são atualmente consideradas cervejas fortes (6%-8% de álcool) no estilo brown ale, com um certo amargor, corpo bem presente, frutadas e com aromas de cereais.
Tripel: cervejas de cor clara, amarelas, bem translúcidas e bastante alcoólicas. Assim como a Dubbel, e a Quadruppel, também é um estilo de cerveja criado em abadias trapistas.
- Quadruppel: ainda mais encorpada e alcoólica, de cor escura e sabores bastante complexos.
- Witbier: a “cerveja branca”, considerada a cerveja de verão por ser mais leve, menos alcoólica e bastante refrescante. Tem como ingredientes a semente de coentro e casca de laranja.
- Fruit Beer: são cervejas levemente ácidas que recebem adição de frutas para dar aroma e sabor.
- Lambic: é produzida através da fermentação espontânea que consiste em expor a própria cerveja a leveduras selvagens e consequentemente a bactérias. Esta cerveja apresenta componentes com um forte carácter ácido.
- Gueuze: uma mistura de Lambic jovem com uma lambic envelhecida, que proporciona sabores únicos e curiosos a este estilo.
Estas são as principais dicas, caso queira saber quais são os estilos mais populares de cervejas visite nosso outro texto!