Cervejeiro Caseiro Impulsiona o Mercado de Cerveja Artesanal e Vira Matéria no Estadão
Matéria sobre cervejeiro caseiro no Estadão

Minha história como cervejeiro caseiro começou em um evento chamado Brasil Brau, realizado em São Paulo.  Essa história contarei em outro texto, vale a pena. Em meados de outubro de 2011 fiz minha primeira brassagem (produção de cerveja) caseira.

Com o passar do tempo, frequentando ambientes onde os cervejeiros caseiros se encontravam, passei a conhecer o pessoal. Em um destes eventos de cervejeiro caseiro conheci o André Cancegliero, um dos fundadores da Cervejaria Urbana aqui de São Paulo. Ele fazia eventos cervejeiros também, um deles chamava Beer Experience e fez uma versão do Homebrew Experience.

Durante o Homebrew Experience fui entrevistado mas não sabia que a matéria seria pro Estadão, muito menos com chamada na primeira capa do jornal e com um destaque tão legal no caderno Paladar.

Capa do Estadão Sobre Cervejeiro CaseiroCapa do Estadão com destaque para matéria sobre cervejeiro caseiro.

Vale a pena baixar esta ilustração do Estadão, muito bacana! Link aqui abaixo:

Como se faz cerveja em casa

A matéria foi da jornalista Heloisa Lupinacci, que dá muita força ao mercado das cervejas artesanais no Brasil. Para quem quiser ver a página completa clique aqui e acesse em PDF.

A matéria conta um pouco sobre a história de alguns cervejeiros na época caseiros. Alguns deles hoje atuam no mercado cervejeiro como Fred Ming, dono da cervejaria Capitu, e Mário Augusto, que trabalha em uma cervejaria no Canadá.

Amilcar Parada em 2011, venceu concurso de cervejeiro caseiro. Amilcar Parada em 2011, venceu concurso de cervejeiro caseiro.

Neste evento levei uma Belagian Specialty Ale que fiz em casa, ela foi eleita a melhor cerveja do evento em votação do público presente no dia! Depois disso segui produzindo cerveja caseira, umas boas e outras nem tanto, mas sempre valeu a pena!

A cerveja é uma bebida que promove a amizade, muito social. Por este motivo é um mercado apaixonante e que possibilita tantas amizades. Se você ainda não se aventurou, sugiro que participe de uma brassagem, há várias delas feitas em público onde você pode conhecer um pouco mais do processo de produção de cerveja e, quem sabe, despertar o cervejeiro que existe em você.

Ahoy!

Capitão Barley © Copyright 2018

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.