Já falamos bastante em outros textos sobre o chopp artesanal, neste vamos falar da importância de se manter o chopp artesanal em câmara fria.
A Pasteurização
O processo de pasteurização consiste em aplicar um choque térmico no produto, levando de uma temperatura alta a uma temperatura baixa em pouco tempo.
Acontece que a pasteurização influencia na qualidade do produto, principalmente em características transmitidas pelo lúpulo, que são aromas e sabores.
O lúpulo é uma flor usada para dar aroma e sabor nas cervejas mas seus óleos essenciais são voláteis, ou seja, evaporam facilmente em altas temperaturas.
O chopp geralmente é uma bebida não pasteurizada, portanto tem validade menor. Daí a importância de mantê-lo sempre em temperaturas baixas e controladas.
A Câmara Fria
A câmara fria não tem um tamanho máximo ou mínimo, o cuidado que deve-se ter é de contratar um profissional de refrigeração para dimensionar a potência das máquinas à dimensão do espaço.
Estes profissionais costumam prestar serviços a supermercados e açougues, caso tenha dificuldade em encontrá-los na sua cidade a dica está aí. Vá a um açougue bom e pergunte quem montou a câmara fria de lá.
Sugestão não é regra, vai uma aqui: não é necessário ter 40 ou 50 torneiras de chopp em um bar para fazer os clientes felizes!
Nenhum ser humano consegue beber essa quantidade absurda de chopes diferentes e isto irá, certamente, fazer com que seu giro de estoque seja menor e, consequentemente, que você sirva chopes não tão frescos.
Se o pessoal da Clean Tap me pagar um chopp bom posso indicá-los para montar a câmara fria na região de São Paulo…
Chopp Artesanal Em Câmara Fria
O chopp artesanal em câmara fria é garantia de um bom equipamento de refrigeração sendo usado para a manutenção da qualidade do produto.
Chopeiras a gelo, elétricas ou com pré-resfriador são opções mas a manutenção dos barris de chopp refrigerados desde que chegam ao bar até que sirvam a última gota do líquido sagrado é imprescindível.
Mesmo com o barril de chopp artesanal fechado há perda de qualidade do produto. Imagina só um barril de chopp Pilsen fechado tomando um sol de 40 º C na lata?! Argh…
Em eventos, festivais e feiras até entende-se que, pela logística, optem por chopeiras. Em um bar que se preza por servir chopes de qualidade isso não devia ser tão comum. Agora é uma opção sua!
A questão é que ter o chopp artesanal em câmara fria não é uma “brincadeira” barata, mas certamente é um preço que se paga.
Sabe aquele bar que você gosta de ir beber um choppinho? Pergunta lá onde ficam estocados e de onde saem os chopes servidos por eles!
Limpeza, Assepsia, Higienização Da Câmara Fria
Quando falo em câmara fria como um equipamento para chopp quero dizer todo o sistema, desde as paredes isolantes térmicas, as máquinas de refrigeração, as linhas de chopp (mangueiras, válvulas e torneiras) e tudo mais.
A limpeza interna da câmara fria se faz por questão de higiene. Muito frequentemente pequenos “vazamentos” acontecem e sujam paredes e piso internos, portanto é importante ter frequência na limpeza para afastar qualquer tipo de problema com insetos, mesmo com o frio.
Barris, válvulas e mangueiras também podem e merecem ser limpos por fora.
Por dentro de válvulas, mangueiras e torneiras é onde se escondem grandes problemas que afetam e muito a qualidade do chopp.
Para isto tenha (ou veja se seu bar preferido tem) uma equipe de profissionais que faça esta limpeza da maneira correta, usando produtos químicos seguros que não causem mal ao chopp nem aos clientes.
Há como montar um pequeno equipamento para esta limpeza e assepsia internos, nós no Capitão Barley optamos por contratar uma empresa especializada no assunto. Não vou dizer que é a Clean Tap, ok?!
Mundo Dos Sonhos
O ideal seria se todo bar que trabalhasse com chopes artesanais recebesse seus produtos entregues por transporte refrigerado, vindos de estoques refrigerados e fossem armazenados no bar também sob refrigeração em uma câmara fria com higiene impecável.
A verdade é que a logística refrigerada tem um custo muito alto, nem todo bar tem capacidade de investimento em uma câmara fria ou espaço para fazê-la e que o mundo, infelizmente, não é dos sonhos.
A democratização da cerveja artesanal é boa a todos. Quanto mais gente conhecer o produto melhor, mas…
Saiba escolher bem seu bar, entenda quem trata bem o chopp que te faz feliz e seja você, assim, mais feliz ainda.