Os ingredientes da cerveja básicos de acordo com a Lei da Pureza alemã são:
– aguá;
– malte de cevada;
– lúpulo; e
– levedura.
A água deve ser o mais pura possível mas na minha opinião, embora exista uma mística que diz que a água é o ingrediente mais importante de uma cerveja, podemos fazer excelentes cervejas com uma água mineral ou até mesmo bem filtrada ou tratada.
Confesso que até hoje o maior cuidado que tive foi de filtrar a água no meu filtro residencial mesmo, que é normal e usa carvão ativado.
Antes de começar a fazer cerveja eu imaginava que seria super complicado encontrar malte pra comprar, mas isso não é verdade. Em São Paulo há boas lojas que vendem todos ingredientes e equipamentos necessários pra produção. Além disso a internet é uma maravilha pra compras dos insumos e de equipamentos também.
Existe uma vasta diversidade de maltes disponíveis e cada um confere uma característica à cerveja. Há maltes pilsen, ales, torrados, etc, etc, etc. Para saber as características que cada malte confere às cervejas veja esta planilha.
O lúpulo pode ser usado em diversas formas, as mais comuns são como flor e pellets, a forma mais comum de uso e mais fácil de encontrar pra comprar.
Há 3 tipos de lúpulo: de amargor, de aroma e de acabamento. Cada qual com sua característica e sabor, o lúpulo é responsável pelo amargor e aroma da cerveja.
As leveduras cervejeiras são fermentos e existem em 2 formas e 2 tipos: secas (saquinhos com pó), líquidas, ales e lagers.
As Ale são leveduras de alta fermentação, o que significa que trabalham na conversão de açúcar em álcool e gás carbônico na parte de cima do fermentador. Eu antes de “estudar” sobre o assunto achava que “alta fermentação” significava uma fermentação maior, por mais tempo, mas não é isso. Esse tipo de levedura prefere temperaturas altas, algo em torno de 18 a 24ºC.
As leveduras do tipo Lager são de baixa fermentação, ou seja, trabalham na parte baixa do fermentador, e necessitam de temperaturas mais baixas pra fazer a conversão (entre 4 e 12ºC).
Há ingredientes da cerveja adicionais que fogem à Lei da Pureza mas que são usados também por cervejeiros caseiros: trigo em flocos e aveia.
Cervejas de massa, tipo Skol, Brahma, etc, geralmente possuem na receita os famosos “cereais não maltados” (isto está escrito nos rótulos!) que são usados para baratear a produção, os mais comuns e que eu conheço são arroz e milho. Cervejeiro caseiro não é muito fã desses ingredientes e prefere as cervejas “puro malte”.
Como eu gosto de cozinhar e de inventar nas receitas dando um “toque especial” vou ousar e colocar ingredientes que me vierem à cabeça pra fazer testes, todos eles serão escritos aqui no blog!
Os igredientes sera que vende em Santo amaro largo trese
Olá boa noite ….. baixei a tabela que vc postou e achei show, como sou iniciante gostaria de saber se por acaso vc teria uma tabela ou onde posso encontrar uma de equivalência, supondo que malte eu posso usar/substituir no lugar do “carahell” caso ele falte.
Desde já agradeço.
Julio, no grupo de cervejeiros caseiros do Facebook postaram uma dia desses!
Ótimo trabalho!
Após perder muito tempo na internet encontrei esse blog
que tinha o que tanto procurava.
Parabéns pelo texto e conteúdo, temos que ter mais
artigos deste tipo na internet.
Gostei muito.
Meu muito obrigado!!!