Limpeza De Chopeira? Veja como!

Limpeza de Chopeira? Pra quê?

Usar sua chopeira ou ir a um bar que serve aquele chopp gelado é uma delícia, mas você já parou pra se perguntar como é feita a limpeza da chopeira?

O bar que você frequenta tem este cuidado?

O chopp é uma bebida deliciosa, mas se ele passa por uma linha de chopp suja, com as mangueiras e canos cheios de crostas formadas por chopp parado alí… Putz! Aí vem a parte ruim!

Além de poder atrapalhar aromas e sabores, estas sujeiras podem contribuir para um chopp feio e que te traga problemas de saúde!

Se você faz uso de uma chopeira em casa, seja ela a gelo ou elétrica, o cuidado deve ser o mesmo.

Limpeza de Chopeira
Limpeza de Chopeira: Capitão Barley foi o primeiro bar de cervejas artesanais a ter a rotina de limpeza profissional.

Como Fazer Limpeza De Chopeira Doméstica?

Em casa o cervejeiro liga o modo “faz tudo”, famoso Mac Gyver, e se vira como pode. A limpeza da chopeira doméstica pode seguir algumas dicas mais fáceis e rápidas, talvez não tão eficientes mas não menos importantes:

  • sempre que usar a chopeira, ao final do uso, adapte uma mangueira ligada à uma torneira de água da sua casa e ligue a outra extremidade na entrada de chopp da chopeira, ligando a pressão da água e segurando a torneira como se estivesse servindo um chopp. Faça isso por pelo menos uns 2 minutos;
  • esta mangueira adaptada é super fácil de montar. Em uma das pontas vai um conector comum de mangueira em torneira, tipo aqueles de rosca, e na outra extremidade a peça dependerá de como é a entrada de chopp da sua chopeira;
  • caso queira ajuda vá a uma brew house (casa que vende equipamentos para cervejeiros caseiros!) e peça ajuda. Explique qual será o uso e o pessoal te indicará as peças necessárias. Pessoas que trabalham em brew houses estão acostumadas a atender este tipo de necessidade.

Obviamente no próximo uso, após a limpeza de chopeira, sairá água antes de sair chopp. Basta desprezar e depois consumir seu chopp bem feliz!

Limpeza de Chopeira Profissional

Entra lá no Instagram deles e veja onde foi tirada a primeira foto postada pela Clean Tap. Moral hein?

O Capitão Barley sempre se preocupou com a limpeza de chopeira. Mesmo antes de conhecermos e contratarmos os serviços profissionais sempre demos nosso jeito de semanalmente limpar nossas linhas de chopp.

É possível sim o próprio bar ser responsável pela limpeza das chopeiras, mas ter uma empresa profissional certamente traz bons resultados. É o negócio deles, o nosso é atender e servir clientes.

A Clean Tap está conosco há bastante tempo. A primeira foto postada no Insta deles em 2016, talvez no começo da prestação dos serviços ou pouco depois, foi tirada no Barley.

'limpeza de chopeira
Instagram da Clean Tap.

Profissionais trabalham com equipamentos, conhecimento e produtos mais evoluídos, portanto têm melhores condições de obter resultados melhores e / ou mais fáceis.

Veja abaixo algumas perguntas que fiz para o Stuart Blackaby, um dos responsáveis pela Clean Tap.

1 – Como surgiu a Clean Tap e quem são os fundadores? O que faziam antes de fundar?

A Clean Tap nasceu em 2016 quando os fundadores, fãs de cerveja artesanal, sentiram divergências nos gostos dos chopes em cada lugar que frequentavam, o que levou a notarem uma lacuna no mercado profissional de limpeza de torneiras de chope.

2 – Como enxergaram esta demanda no mercado brasileiro?

Enxergamos que faltava um serviço profissionalizado de assepsia, que tirasse a dor de cabeça dos donos dos bares de limpar as torneiras, e ao mesmo tempo oferecesse um serviço seguro, garantido e completo com as melhores ferramentas disponíveis.

3 – Quais são os principais equipamentos e produtos usados na sanitização das linhas de chopp? Qual frequência adequada pro serviço?

Usamos um produto químico descalcificante, conectores para fazer circuito nas torneiras, bomba e escovas para limpar as torneiras.
A frequência de limpeza sugerida varia dependendo da frequência de uso e tipo de chopeira – fazemos avaliações para ajudar os clientes a determinarem isso. Uma média seria pelo menos uma vez a cada duas semanas. Fazendo uma vez por mês já adianta também a remover bastante da sujeira que acumula nas linhas de chope.

4 – Quais são os riscos de uma linha de chopp mal cuidada?

Uma linha de chope mal cuidada pode causar problemas como acúmulo de resíduos, levedura, bactérias e mofo, o que prejudicam o aroma e sabor do chope. Além disso, estes resíduos podem causar eventuais problemas de digestão. Da mesma forma que não servimos comida sem higienização, devemos ter o mesmo cuidado com bebidas. O acúmulo de levedura também libera dióxido de carbono, que causa desperdício do chope. A linha de chope mal cuidada prejudica a qualidade e quantidade de chope que pode ser servido, causando impacto negativo nas vendas.

5 – Quais dicas dão para quem tem uma chopeira em casa e quer deixa-la em boas condições sanitárias?

Depende muito do tipo de chopeira e frequência de uso – sugerimos sempre ter a assepsia em dia para evitar problemas de acúmulo de resíduos e para assim garantir o sabor do chope da mais alta qualidade. Para chopeiras domiciliares, recomendamos no mínimo fazer uma assepsia a cada 6 meses, pois o uso costuma ser menos frequente do que em ambientes comerciais.

Quando acabar de usar, sugerimos sempre desengatar os barris e desligar o gás – pois sempre há chance de micro vazamentos. Recomendamos também borrifar as torneiras com álcool 70.

Antes de engatar um barril novo ou engatar um barril com uma válvula solta, sugerimos sempre borrifar ela e o barril com álcool 70.

 

Abaixo um vídeo de explicação do Stuart gravado no Capitão Barley o postado no nosso canal no Youtube em 2016.

Fim da linha! hehehehe Chopeiras limpas SEMPRE! Que tal saber um pouco sobre Harmonização de Cervejas?

Ahoy!

Capitão Barley © Copyright 2018

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.