O 1º Ano de Capitão Barley!
inauguração do Capitão Barley

Ahoy marujos! Tenho certeza que muitos de vocês conhecem o Capitão há muito tempo e até frequentam o convés. Mas quem se lembra do comecinho, da época de quando nosso navio era pequenininho, numa garagem da Rua Cayowáa? Pois é marujos, hoje vamos falar um pouco da história do Capitão Barley e seu primeiro ano de vida!

pablo e amilcar
Amilcar e Pablo.

A Ideia: O Capitão Barley Antes da Inauguração

Há mais de 7 anos, em 2013, o Capitão Barley nasceu como um projeto entre dois amigos, Amilcar Parada e Pablo César. A ideia surgiu do entusiasmo do Amilcar, que já era amante de cervejas artesanais e frequentava os bares e lojas conhecidos da área em SP, e queria começar a empreender no ramo. Com isso em mente, ele chamou seu amigo e juntos começaram os planos.

O entusiasmo era tanto que em um mês os dois já haviam elaborado os planos e começaram a execução do projeto. Estabelecidos numa pequena garagem no bairro da Pompéia, a ideia inicial era que o Capitão fosse apenas uma loja de cervejas especiais.

O trabalho foi intenso durante esse pequeno período, mas em pouco tempo a loja já estava quase pronta! Com alguns quadros de cervejas nas paredes, algumas artes lindas de Guilherme Menga, nenhum sistema de gestão no computador velho e uma maquininha de cartão, estavam “prontos”! Ou pelo menos era o que eles achavam hehe!

 

O comerço do Capitão Barley

Inauguração: O Dia Da Loja Virar Bar

Foi assim que, no dia 30 de novembro de 2013, após uma madrugada de organização de prateleiras, a inauguração foi feita! Como Amilcar tinha um outro emprego, Pablo era quem trabalhava na loja e eles decidiram contratar o sommelier de cervejas Saul Caffarena, para terem alguém com mais experiência na área.

Saul (careca) e Pablo (sentado) organizando a loja
Saul (careca) e Pablo (sentado) organizando a loja

Já na inauguração, receberam muitos amigos e familiares. Decidiram ter no dia uma chopeira para servir um chopp gelado, chamaram um conhecido para fazerem hambúrgueres artesanais e colocaram algumas mesas na calçada. A ideia fez sucesso, mal sabiam eles que já no primeiro dia os planos para a loja já haviam começado a mudar. E para melhor, muito melhor!

Isso porque a ideia do chopinho gelado, da comida e das mesas na rua agradaram tanto, que alguns dias depois a chopeira já estava de volta na loja. Eles procuraram alguns salgados prontos para vender ali mesmo. Logo as mesas também voltaram e em poucos dias a ideia da loja havia se transformado num bar!

A loja (que virou bar!) abriu com cerca de 400 rótulos de cervejas nacionais e importadas, sendo uma das maiores cartas de cervejas artesanais de São Paulo na época.

prateleira Capitão Barley

Fazendo o Público com Eventos e Parcerias

Como no bar não existia cozinha as parcerias com food trucks, que estavam em muita evidência e na moda na época, foram muito importantes. A cada dia um truck diferente, servindo comida e cobrando diretamente dos clientes. A nós cabia vender e servir cervejas e chopes.

food truck

Já no começo o Capitão Barley fez sucesso e conseguiu clientes fiéis que se mantiveram por todos estes 7 anos de vida do bar! A ideia de organizar eventos também surgiu logo no nosso primeiro ano de funcionamento. Os mais notáveis foram o Brasil & Breja, onde acompanhamos os jogos da Copa do Mundo de 2014 com Open Chopp, DJ, shows e comidas, e também obviamente a festa de 1 Ano do Capitão Barley! A festa contou com canecas de vidro personalizadas, diversos food trucks, shows, DJs, e claro, Open Chopp! Que saudades hein?

Ainda para a festa de 1 ano, o Capitão Barley também fez o lançamento de sua primeira cerveja própria, a Maresia, uma Session APA bem leve e refrescante, aromática e que pode (e deve) ser apreciada o dia inteiro! E se você está ligado nos textos aqui do blog, já temos um explicando o que é uma Session APA hein!

A produção da cerveja foi executada por um dos melhores mestres cervejeiros do Brasil, Victor Marinho, e foi produzida na Blondine, uma fábrica no interior de SP com equipamentos de primeira linha. Foram 4 estilos de chopp e 400 L servidos no dia da festa de 1 ano, que aconteceu no Espaço Serralheria com a presença de quase 250 pessoas.

Festa de 1 Ano de Capitão Barley

festa 1 ano
Show da Emblues Beer Band.

E pensar que na época, nem tínhamos espaço para eventos em nosso próprio estabelecimento. Muita coisa mudou de lá pra cá né? Nosso primeiro ano foi cheio de surpresas ótimas, um crescimento incrível, e repleto de pessoas incríveis que proporcionaram o Capitão Barley a ser o que é hoje!

Agradecemos muito a todos, para quem sentiu saudades com o texto, teremos mais conteúdo sobre o bar vindo aí, fiquem de olho!

Capitão Barley © Copyright 2018

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.