Berliner Weisse
berliner-weiss

Leve, clara, refrescante e ácida: essas são as palavras que definem o famoso estilo Berliner Weisse!

As cervejas Berliner Weisse são de um estilo único e muito antigo que tem origem na Alemanha. São leves, fáceis de beber e agradam muitos paladares! A receita já passou por seus “perrengues” e quase foi extinta, sobrevivendo por muito pouco.

Quer saber mais sobre esse estilo tão peculiar, que conquistou o gosto de muitos pelo mundo todo, inclusive de Napoleão Bonaparte? Vem com a gente, que falamos de tudo isso!

 

berliner-weiss
Copos de berliner weiss na forma tradicional de beber este estilo.

Sabor: O Que Esperar de uma Berliner Weisse?

A cerveja Berliner Weisse é fácil de beber, agradável, e tem um teor alcóolico bem baixo: por volta de 3,8%. Conhecido por seu frescor e pela sua acidez característica, a receita deste estilo envolve algo pouco comum no mundo cervejeiro. A acidez vem da adição de lactobacilos no mosto, o que traz um sabor parecido com iogurte em alguns casos.

A Berliner Weisse também é tradicionalmente feita com malte de trigo, juntamente com o malte de cevada. Por tradição, é um estilo consumido no canudinho, e era comum que fosse servido acompanhado por xaropes de frutas ou herbáceos, para que a acidez equilibre o sabor!

Napoleão Bonaparte era fã de Berliner Weiss.
Napoleão Bonaparte era fã de Berliner Weiss.

História

Sabia que as cervejas Berliner Weisse conquistaram o paladar até mesmo de Napoleão Bonaparte? Isso mesmo, o general era conhecido por ser um entusiasta das famosas champagnes francesas, e assim que chegou em Berlim, na atual Alemanha, ficou encantado com a receita peculiar! Ele a apelidou de “A Champagne do Norte”.

Mas Napoleão não foi o único a se apaixonar pelo estilo. Sua origem data do século XVI, bem antes do general chegar lá. E até o século XIX, o estilo era apreciado por toda a região.

Infelizmente, sua história não é feita apenas de bons momentos.

Durante as 2 Grandes Guerras, que devastaram a Alemanha, o estilo foi praticamente extinto. Por décadas durante e após o conflito, apenas duas cervejarias continuaram a produzir a receita alemã.

No entando, já no século XXI, para nossa felicidade foram os americanos que salvaram o estilo. Eles reviveram a receita, e ajudaram na popularização dela pelo resto do mundo, e hoje ela é apreciada por todos!

Porém uma curiosidade: o estilo Berliner Weisse propriamente dito é uma “denominação de origem controlada”, ou seja, por lei apenas as cervejas produzidas em Berlim podem levar esse nome. Por isso, as cervejas estrangeiras que levam a mesma receita, são chamadas apenas de “tipo Berliner Weisse”.

Características Gerais da Berliner Weisse

O que você deve esperar de uma Berliner Weisse? Trouxemos aqui as descrições completas do estilo de acordo com o BJCP – Guia de Estilos de Cerveja. Aqui vai:

Impressão Geral

Uma cerveja de trigo alemã muito clara, refrescante, de baixo teor alcoólico, com uma acidez láctica limpa e um nível muito alto de carbonatação. Um leve sabor de massa de pão apoia a acidez, que não deve parecer artificial.

Qualquer caráter funky de Brettanomyces é restringido.

Aroma

Um caráter acentuadamente ácido é dominante (moderado a moderadamente alto).

Pode ter até um caráter moderadamente frutado (muitas vezes de limão ou maçã azeda). O frutado pode aumentar com o envelhecimento e pode desenvolver um leve caráter floral. Sem aroma de lúpulo.

O trigo pode apresentar-se com notas de massa de pão não cozida nas versões mais frescas, e combinada com a acidez, pode sugerir massa de Pão de Cristo, isto é, uma massa de pão já em fermentação, que é juntada, como isca, a outra massa de pão recém preparada. Pode ter, opcionalmente, um restring caráter funky de Brettanomyces.

Aparência

Cor palha a muito pálido. limpidez varia entre transparente a um pouco turva. Espuma branca volumosa e densa, mas com baixíssima retenção. Sempre efervescente.

Sabor

Domina uma limpa acidez láctica que pode ser bastante forte. Alguns sabores secundários como de massa, grão ou pão são geralmente percebidos.

O amargor de lúpulo é indetectável; a acidez proporciona o equilíbrio no lugar do lúpulo. Nunca avinagrada.

Pode ser detectada uma nota restrita frutada cítrica de limão ou de maçã azeda. Final muito seco. Balanço dominados pela acidez, mas alguns sabores de malte devem estar presente. Sem sabor de lúpulo.

Pode ter, opcionalmente, um restringido caráter funky das Brettanomyces

Sensação na Boca

Corpo leve. Carbonatação muito alta. Nenhuma sensação de álcool. Crisp, de acidez suculenta.

Comentários

Na Alemanha, ela é classificada como um Schankbier denotando uma cerveja de baixa densidade inicial, na faixa de 7-8 ° P.

Muitas vezes, servida com a adição de um tiro de xaropes de açúcar (mit schuss) aromatizado com framboesa (Himbeer), aspérula (Waldmeister), ou licor de cominho (Kümmel) para combater a acidez substancial. Tem sido descrita por alguns como a cerveja mais puramente refrescante no mundo.

História

A especialidade regional de Berlim; mencionada pelas tropas de Napoleão em 1809 como “o Champagne do Norte” devido ao seu caráter alegre e elegante.

Em um ponto, foi defumado e costumava haver uma versão de intensidade Märzen (14 ° P). Cada vez mais raro na Alemanha, algumas cervejarias artesanais americanas agora produzem regularmente o estilo.

Ingredientes Característicos

O conteúdo de malte de trigo é tipicamente de 50% da moagem (como é tradição com todas as cervejas de trigo alemã), com o restante sendo geralmente malte Pilsner. A simbiótica fermentação com levedura de fermentação alta e Lactobacillus (diversas cepas) proporciona a acidez pungente, o que pode ser reforçado pela mistura de cervejas mais novas com cervejas mais velhas, de diferentes idades, durante a fermentação e pelo envelhecimento prolongado a frio.

O amargor dos lúpulos é inexistente. É tradicional a maceração por decocção adicionando lúpulo no mosto. Os cervejeiros cientistas alemães acreditam que Brettanomyces é essencial para obter o perfil de sabor correto, mas este caráter nunca é forte.

Comparação de Estilos: Em comparação com uma lambic, geralmente não é tão ácida e tem uma acidez láctica limpa, com um restringido e muito mais baixo caráter funky, que se situa no limiar de percepção sensorial. Também tem um menor teor de álcool.

Estatísticas Vitais

OG: 1.028 – 1.032

FG: 1.003 – 1.006

IBUs: 3 – 8

SRM: 2 – 3

ABV: 2.8 – 3.8%

Exemplos Comerciais

Bayerischer Bahnhof Berliner Style Weisse, Berliner Kindl Weisse, Nodding Head Berliner Weisse, The Bruery Hottenroth.

Etiquetas

Intensidade Session, Cor Clara, Fermentação Alta, Europa Central, Estilo Tradicional, família-wheat-beer, Sour

Confira também o vídeo do nosso canal no YouTube sobre o estilo! E além dele, temos vídeos de vários estilos de cerveja que (ainda) não estão blog! Todos estão na playlist da nossa Tabela Periódica de Estilos de Cerveja.

Capitão Barley © Copyright 2018

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.