American IPA
American IPA - Lagunitas IPA

O estilo American IPA é um estilo extremamente popular de cerveja, que fica em segundo lugar logo após as cervejas consideradas “mainstream”. É uma cerveja um pouco amarga e mais forte, com sabores puxados mais para o lado do lúpulo.

A American IPA faz parte do tipo IPA, originado na Inglaterra. A variação produzida em terras americanas, no entanto, é bem diferente da original. Ela apresenta um sabor mais agressivo, e mais amargo por ter uma presença forte de lúpulos.

Os lúpulos inclusive, são os nativos da América ou Novo Mundo, o que confere um sabor diferente à cerveja. Mais frutado, como cítrico, floral, de frutas tropicais etc. Como o lúpulo é realmente o foco da receita, muitas delas utilizam a técnica do dry hopping, uma técnica que consiste em adicionar mais lúpulo à cerveja no final de sua fermentação, para aumentar ainda mais o sabor fresco da flor, mas sem aumentar muito seu amargor.

American IPA - Lagunitas IPA
Lagunitas IPA. Um clássico do estilo nos Estados Unidos.

No geral a American IPA é um estilo mais amargo e moderadamente forte, com o sabor do lúpulo evidenciado, e bastante aromático! Agora caso queira saber mais sobre a origem do estilo IPA, e o que exatamente significa uma cerveja ser deste estilo, já temos um texto em nosso blog falando exatamente disso!

As melhores American IPAs do mundo!

Veja abaixo o ranking das melhores American IPA do mundo segundo o site Beer Advocate, considerando cervejas com mais de 100 votos.

Ranking do Beer Advocate:

Nelson, de Califórnia/EUA. Cervejaria Alpine Beer Company.

Axe Man, de Minnesota/EUA. Cervejaria Surly Brewing Company.

Yellow Rose, de Texas/EUA. Cervejaria The Lone Pint Brewery.

Assista abaixo um vídeo do nosso canal no Youtube chamado CBTV, este da séria Tabela Periódica de Estilos de Cerveja, sobre o estilo American IPA.

Características gerais da American IPA

Aqui vai a descrição da American IPA de acordo com o BJCP:

Impressão Geral:

Uma American Pale Ale decididamente mais lupulada e amarga, moderadamente forte, apresentando variedades de lúpulos americanos modernos ou Novo Mundo. O balanço é orientado para os lúpulos, com um perfil de fermentação limpo, final seco e limpo, com sustentação de maltes a permitir uma criativa variedade de caráteres de lúpulo destacar-se na cerveja. Aroma: Um proeminente a intenso aroma de lúpulo com uma ou mais características de lúpulo americano ou do Novo Mundo, como cítrica, floral, de pinho, resinosa, condimentadas, de frutas tropicais, de frutas de caroço, de berries, de melão, etc.

Muitas versões utilizam dry hopping e podem ter um aroma de lúpulo fresco adicional; isto é desejável, mas não exigido. O caráter de grama verde deve ser mínimos, se estiver presente. Um baixo para médio-baixo e limpo aroma de granulado-maltado pode ser encontrado no fundo. Frutado de levedura também pode ser detectado em algumas versões, embora um caráter neutro de fermentação também é aceitável. Uma nota álcool contido pode estar presente, mas este caráter deve ser mínimo, na melhor das hipóteses. Qualquer caráter de lúpulos americanos ou do Novo Mundo é aceitável; novas variedades de lúpulo continuam aparecendo e não deve este estilo restringir o emprego deles.

Aparência:

A cor varia de dourado médio a leve âmbar-avermelhado. Deve ser límpida, embora as versões não filtradas com dry hopping podem ser turvas. Espuma de média formação, branca a bege clarinho, com boa persistência.

Sabor:

O sabor de lúpulo é de médio a muito alto, e deve refletir um caráter de lúpulos americanos ou do Novo Mundo, tais como cítrico, floral, de pinho, resinoso, condimentado, de frutas tropicais, de frutas de caroço, berries, melão, etc. Amargor de lúpulo médio-alto a muito alto. O sabor de malte deve ser de baixo a médio-baixo e é geralmente limpo e granulada-maltado, embora sejam aceitáveis algumas notas suaves de caramelo ou tostado. Baixo frutado derivado da levedura é aceitável, mas não exigido. Final seco a meio-seco; o dulçor residual deve ser baixo a nenhum. O amargor e o sabor de lúpulo podem permanecer no retrogosto, mas não devem ser ásperos (harsh). Pode ser percebido um sabor de álcool muito suave nas versões mais fortes. Pode ser ligeiramente sulfurosa, mas a maioria dos exemplares não apresenta esse caráter.

Sensação de Boca:

Corpo médio-leve a médio, com uma textura macia. Carbonatação média a média-alta. Sem adstringência áspera derivada do lúpulo. Leve aquecimento alcoólico não é uma falha se não interferir no balanço geral. Comentários: Uma interpretação da cerveja artesanal americana moderna do estilo histórico inglês, produzida com ingredientes americanos e atitude. A base para muitas variações modernas, incluindo 75 a mais forte, Double IPA, assim como de IPAs com vários outros ingredientes. As demais IPAs devem geralmente ser inscrita no Estilo Specialty IPA. Notas amadeiradas são inapropriadas neste estilo; e se perceptíveis, deve a cerveja ser inscrita na categoria wood-aged.

História:

Em geral, acredita-se que o primeiro exemplo desta cerveja artesanal americana moderna seja a Anchor Liberdade Ale, produzida pela primeira vez em 1975 e usando somente lúpulo Cascade; com o passar do tempo, o estilo foi impulsionado para bem além da cerveja original da Anchor, que agora mais com uma American Pale Ale. As IPAs anteriormente produzidas nos EUA não são desconhecidas (particularmente a bem-vista Ballantine’s IPA, uma cerveja envelhecida em carvalho usando uma velha receita inglesa). Este estilo é baseado nos exemplos de cerveja artesanal atuais.

Ingredientes Característicos:

Maltes Pale Ale de duas fileiras como base, lúpulos americanos ou do Novo Mundo, levedura americana ou Inglesa com um perfil limpo ou ligeiramente frutado. Geralmente puro malte, mas a macerada em temperaturas mais baixas para uma alta atenuação. Adições de açúcar para ajudar a atenuação são aceitáveis. Uso de malte Cristal bem restrito, se for o caso, pois quantidades elevadas podem levar a um final doce e colidir com o caráter do lúpulo.

Comparação de Estilo:

Mais forte e mais altamente lupulada que uma American Pale Ale. Comparado a uma English IPA tem menos do caráter “Inglês” de malte, lúpulo e levedura (menos caramelo, pão e tostado); mais lúpulos americanos/do Novo Mundo; menos ésteres derivados da levedura), menos corpo e, a maioria, com um balanço mais lupulado e é ligeiramente mais forte do que a maioria exemplos ingleses. Menos álcool do que uma Double IPA, mas com um balanço semelhante.

Estatísticas Vitais:

OG: 1.056 – 1.070

FG: 1.008 – 1.014

IBUs: 40 – 70 SRM: 6 – 14

ABV: 5.5 – 7.5%

Exemplos Comerciais: Alpine Duet, Bell’s Two-Hearted Ale, Fat Heads Head Hunter IPA, Firestone Walker Union Jack, Lagunitas IPA, Russian River Blind Pig IPA, Stone

IPA Etiquetas: Intensidade Alta, Cor Clara, Fermentação Alta, América do Norte, Estilo Artesanal, família-ipa, Amarga, Lupulada

Capitão Barley © Copyright 2018

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.