O que é cerveja artesanal? O Capitão Barley te diz!

É um fato que nós brasileiros amamos uma boa cerveja, né? Não é atoa que somos o segundo maior produtor dessa bebida no mundo, estamos atrás apenas da China e dos Estados Unidos. Mas você deve ter percebido que cada vez mais, ao lado de botecos estão surgindo também as lojas e bares especializados em Cervejas Artesanais! E é exatamente sobre isso que vamos falar hoje: o que é a cerveja artesanal?

Bares e estabelecimentos focados em cervejas artesanais são cada vez mais comuns no Brasil e alguns dele até produzem as próprias receitas no local. Estes são os chamados brewpubs e taprooms. Caso ainda reste alguma dúvida que o mercado está crescendo, basta observar os dados: em 2010 haviam 114 cervejarias registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). 10 anos depois, em 2020, temos 1383 cervejarias registradas! Caso queira saber mais sobre os dados do mercado cervejeiro no Brasil, leia o relatório do governo federal, é bem completo.

Numero de registros de estabelecimento por ano
Gráficos do governo federal sobre o crescimento das cervejarias no Brasil

Além disso, até mesmo no ano de 2020 o crescimento no número de cervejarias registradas foi de 14,4% em relação à 2019, mesmo com todas as dificuldades da pandemia. Ou seja, o Brasil está cada vez mais cervejeiro e está na hora de você entender o que é uma cerveja artesanal!

Afinal, O Que É Uma Cerveja Artesanal?

Cervejas Artesanais, também chamadas de Cervejas Especiais ou Cervejas Gourmet nada mais são do que cervejas produzidas em menos quantidade, com um foco maior em qualidade ao invés de quantidade. São cervejas que muitas vezes demoram mais tempo para serem produzidas, que seguem receitas pensadas para terem o melhor sabor possível.

tanque usado para o resfriamento lento da Lambic durante a noite
Tanque usado na produção de cerveja Lambic, um estilo único que já fizemos texto sobre aqui no blog!

E falando em sabor, as cervejas artesanais podem ser de diversos estilos, por isso existe uma variedade gigantesca de sabores de cervejas artesanais. Algumas podem ser mais doces, com foco nos sabores do malte, outras mais lupuladas e amargas como é o caso da IPA, além das que focam em adjuntos para proporcionar um sabor diferente, como algumas cervejas com frutas por exemplo. Para resumir, tem para todos os gostos!

 Mas e a cerveja “normal”?

Cervejas mainstream é como chamamos as cervejas “comuns” que se encontra em todo lugar, como Skol, Brahma, Itaipava, Heineken, etc. Essas cervejas, que muitas vezes são chamadas de “tipo pilsen” na verdade não são cervejas pilsen ou pilsner de verdade. Essas cervejas nada mais são do que um estilo de cerveja como qualquer outro, chamado American Light Lager. O estilo é inspirado nas pilsen mas são diferentes, apesar de serem rotulados como iguais por várias marcas.

As cervejas mainstream são feitas para serem baratas, simples e que possam ser produzidas em larga escala. Por conta disso, menos cuidado é tomado na qualidade da bebida, além de serem utilizados químicos como conservantes na bebida, algo que as cervejas artesanais não possuem.

Para você ter uma ideia de quanta cerveja estamos falando, de acordo com a Abracerva (Associação Brasileira de Cerveja Artesanal) a produção nacional de cerveja artesanal foi de aproximadamente 380 milhões de litros. Pode até parecer muito, mas a produção de cervejas massificadas foi de aproximadamente 14 bilhões de litros! Ou seja, a cerveja artesasnal representa apenas 2,5% da produção nacional.

O Importante é Seu Paladar!

“Mas então isso significa que as cervejas mainstream são ruins?” Claro que não! Mesmo as cervejas massificadas podem ter uma boa qualidade, mas no final o que importa é o seu gosto. Cervejas artesanais possuem uma qualidade maior, mas com isso vem também um custo mais alto e nem todos têm a condição para beber delas sempre.

O que é cerveja artesanal?
grande variedade de cervejas artesanais

Portanto, a melhor cerveja é a que você mais gostar! A que melhor servir suas comemorações, a que melhor alegrar seus eventos, o importante é o que você curtir. No final, é tudo cerveja!

Mas onde eu posso beber cerveja artesanal?

Oras, no Capitão Barley é claro! Caso você esteja entrando agora no mundo de cervejas artesanais, todos nós do Capitão estamos de braços abertos para te receber em nosso bar, e te ajudar a entender esse mundo inteiro que é a produção de cerveja artesanal!

O capitão Barley é um brewpub, ou seja, além de servirmos diversos rótulos de cervejas artesanais das mais variadas cervejarias, nós também produzimos nossas próprias cervejas e chopes no estabelecimento (e o equipamento todo está a mostra!). A nossa produção gira em torno de 900L por mês, e servimos as receitas fresquinhas direto da nossa câmara fria, nas 20 torneiras de chopes que disponibilizamos para você!

Capitão Barley - O melhor lugar para tomar chope!

Além disso, nossa tripulação conta com beer sommeliers especializados para tirar qualquer dúvida que você possa ter, seja ela sobre o chope, cerveja, harmonizações e o que mais você precisar. Ficamos mais que felizes em te ajudar a conhecer o máximo possível sobre cerveja artesanal!

Vale dar uma olhada também em nosso blog. Temos conteúdo tanto para os iniciantes que querem saber mais sobre cervejas artesanais no geral, quanto textos sobre estilos específicos de cerveja que você queira saber mais, sempre trazendo a história do estilo e fatos interessantes além do sabor, aroma e harmonizações. Fique de olho!

Ahoy!

 

Capitão Barley © Copyright 2018

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.