Schwarzbier
Schwarzbier

Nome estranho, né? Mas apesar disso, a schwarzbier não é nem um pouco estranha, na verdade ela é relativamente pouco conhecida, mas deveria ter mais apelo no Brasil! Apesar de ser uma cerveja escura, várias vezes associadas com climas mais frios, ela é uma boa opção para nosso clima brasileiro. Ficou curioso? Leia o resto do texto para saber mais!

Origem Ancestral das Schwarzbier

Eu sei que andamos falando bastante de cervejas antigas pra caramba por aqui, mas isso é interessante demais pra deixar de fora. Olha só: em 1935 num sítio arqueológico de Kulmbach, na região norte da Bavária, alguns arqueologistas encontraram o que poderia ser uma versão antiga da schwarzbier. Os resquícios estavam dentro de uma ânfora (aqueles potes antigos de cerâmica com duas asas), e junto de alguns corpos numa tumba. A data estimada do pote e do líquido? Por volta de 3000 anos, ou seja, 800 A.C. É a evidência mais antiga da presença de cerveja na Europa.

Schwarzbier 2

E é por isso que quando falamos que a Schwarzbier é uma receita tradicional da Alemanha, saiba que ela é bem tradicional mesmo. Mas quando falamos de registros oficiais, o primeiro que temos é de 1390 em Braunschweig. Além desse, existem relatos que nas regiões de Thuringia e Norte da Baviera uma cerveja similar também estava sendo produzida.

Kulmbach, o centro cervejeiro mais antigo do mundo?

O primeiro registro que temos da cidade alemã Kulmbach como um centro cervejeiro é de 1174. Mas essa informação, aliada ao achado das tumbas celtas com resquícios de cerveja nos mostra que é bem plausível, e até mesmo provável que uma cultura cervejeira se instalou na região por essa época.

Kulmbach, a cidade de onde surgiram as Schwarzbier
Kulmbach, a cidade de onde surgiram as Schwarzbier

Caso isso seja verdade (e existem alguns relatos que apoiam a teoria), isso faria com que a cidade fosse o polo cervejeiro ativo mais antigo do mundo. Nós sabemos que existiram já várias cidades e regiões que também tinham a cultura cervejeira desde antes de Kulmbach, mas por quaisquer motivos que sejam, a maioria destes já parou de funcionar.

De qualquer modo, Kolmbach ainda é uma parte central da história das Schwarzbiers, já que é de lá a famosa cerveja            Kulmbacher Kloster Mӧnchshof Schwarzbier, que se traduz para algo como “cerveja preta para monges do jardim do claustro”.

Aparência e Sabor

As cervejas Schwarzbier apresentam uma coloração de marrom escuro ao negro, e quando colocadas contra a luz, podem apresentar tons de rubi. Além disso, ela possui um colarinho persistente com espuma de cor bege, e sua aparência é super cristalina.

Bamberg Schwarzbier
Bamberg Schwarzbier, um ótimo representante nacional do estilo!

O interessante sobre esse estilo é que ao contrário do que normalmente se espera das cervejas escuras, ela se trata de uma cerveja muito leve e flexível no paladar! Ela apresenta de baixo a moderados sabores maltados, que podem possuir notas que remetem a pão. O amargor é de médio-baixo a médio, que pode haver toques leves a moderados de condimentos, florais ou frutais provenientes do lúpulo. Além disso, possui um caráter muito limpo vindo da levedura Lager.

Schwarzbier X Munich Dunkel: Entenda As Diferenças

Muitas vezes o estilo Munich Dunkel é confundido com a Schwarzbier, pois são ambos estilos de cervejas escuras e alemãs. Porém apesar disso, eles são bem diferentes! As Munich Dunkel são ligeiramente mais claras, seus tons vão de marrom claro a marrom escuro, além de apresentar aromas e sabores maltados que sobressaem o amargor do lúpulo. É uma cerveja equilibrada e de corpo baixo a médio baixo, sendo aceitáveis as notas de casca de pão, biscoito, chocolate e toffe.

Eisenbahn: Uma Schwarzbier Disfarçada de Dunkel

Eisenbahn Dunkel, a Schwarzbier disfarçada
Eisenbahn Dunkel, a Schwarzbier disfarçada

A famosa marca de cervejas Eisenbahn possui um rótulo que muitos devem conhecer: a Eisenbahn Dunkel. O curioso é que apesar do nome, ela se trata de uma cerveja do estilo Schwarzbier, e não uma Dunkel! Isso aconteceu porque na época do lançamento da cerveja aqui no Brasil, o mercado de cervejas artesanais ainda estava em seu começo. Por isso a Eisenbahn decidiu trocar o nome do rótulo para Dunkel, que é um estilo muito mais conhecido que Schwarbier para não causar estranhamento. Interessante, não?

Características do BJCP

Como sempre, passaremos agora a definição do BJCP 2015 sobre o estilo!

Impressão Geral

Uma lager alemã escura, que balanceia os sabores torrados, mas suaves de malte, com um moderado amargor do lúpulo. O corpo leve, a secura e a ausência de aspereza, queimado ou de um retrogosto pesado contribuem para que esta cerveja seja muito fácil de beber.

Aroma

Baixo a moderado aroma de malte, com baixo dulçor maltado e/ou notas tostadas muitas vezes evidentes. O malte pode ser limpo e neutro ou moderadamente rico e de pão, podendo ter um leve aroma de caramelo escuro. O caráter torrado pode ser de alguma forma como de chocolate escuro ou café, mas nunca de queimado. Aroma de lúpulo baixo, com caráter condimentado, floral ou herbal é opcional. Caráter limpo da levedura, embora seja admitida a presença de algumas ligeiras notas sulfurosas.Aparência:Cor marrom médio a muito escuro, mas nunca realmente preta, e a maioria apresentando reflexos rubi ou granada nas extremidades do copo. Espuma bege claro ou bronzeada, volumosa e persistente.

Sabor

Baixo a moderado sabor de malte, que pode ter um caráter limpo o neutro, a moderadamente rico como de pão. Sabores torrados de leve a moderados podem conferir um sabor de chocolate amargo que se sustenta até o final, mas nunca de queimado. Amargor médio-baixo a médio, que pode durar até o final. Leve sabor de lúpulo condimentado, floral ou herbal. Caráter lager limpo. O retrogosto tende a tornar-se aos poucos seco e permanece na boca, acompanhado pelo amargor do lúpulo e um tostado complementar mas sutil, no segundo plano. Algo de dulçor residual é aceitável, mas não é obrigatório.

Sensação de boca

Corpo médio-baixo a médio. Carbonatação moderada a moderadamente-alta. Suave. Sem adstringência ou asperezas, apesar do uso de maltes tostados escuros.

Comentários

Literalmente, significa “cerveza negra” em alemão. Embora às vezes é referenciada como a “Pils negra”, raramente é tão escura como o negro ou tão amarga como una Pils; não deve ser esperado sabores tostados muito fortes encontrados no estilo Porter.

História

Uma especialidade regional da Thuríngia, Saxônia e Francônia, na Alemanha. A história é um poco vaga, mas se suspeita que era originalmente uma cerveja de fermentação alta. Sua popularidade cresceu depois da reunificação da Alemanha. Serviu de inspiração para as cervejas negras elaboradas no Japão.

Ingredientes Característicos

Malte Munich alemão e/ou Pilsner para a base, suplementadas por una pequena quantidade de maltes tostados (como do tipo Carafa) para a cor escura e os sabores tostados sutis. Maltes tostados escuros com cascas podem adicionar sabores torrados mas sem sabores queimados. São tradicionais as variedades de lúpulos e leveduras lager alemãs.

Comparação de estilos

Em comparação com uma Munich Dunkel é geralmente mais escura, mais seca e leve, com notáveis (mas não altas) notas tostadas para balancear o malte base. Não debe ter o sabor de uma Porter americana feita com levadura lager. Mais seca, menos maltada e com menos caráter do lúpulo que una Czech Dark Lager.

Estatísticas Vitais

OG: 1.046 – 1.052

FG: 1.010 – 1.016

IBUs: 20 – 30

SRM: 17 – 30

ABV: 4.4 – 5.4%

Exemplos Comerciais

Devils Backbone Schwartz Bier, Einbecker Schwarzbier, Eisenbahn Dunkel, Köstritzer Schwarzbier, Mönchshof Schwarzbier, Nuezeller Original Badebier.

Etiquetas

Intensidade Standard, Cor Escura, Fermentação Baixa, Lagered, Europa Central, Estilo Tradicional, familia-dark-lager, Balanceada.

Curtiu o estilo? Quer dar uma olhada mais de perto, quase sentir o gostinho dessa cerveja tão subestimada? Confira também nosso vídeo no YouTube sobre esse estilo! Além de passar no nosso bar, claro, onde temos mais de 20 torneiras de chopes fresquinhos à sua disposição, e sommeliers exerts em cerveja para te darem as melhores dicas de harmonização e cervejas artesanais!

Capitão Barley © Copyright 2018

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.