A temperatura de uma cerveja, sem dúvida, é o destaque na degustação, já que influencia e altera o funcionamento dos receptores gustativos da língua.
Gelada ou não gelada? Eis a questão! É certo que a temperatura quem escolhe é você, já que beber cerveja está ligado ao prazer. No entanto, há algumas dicas sobre temperatura que vale a pena seguir.
Você sabe o que são papilas gustativas?
As papilas gustativas são receptores sensoriais que recebem estímulos que indicam se o que bebemos é doce, amargo, ácido ou salgado. Em baixas temperaturas, elas geram insensibilidade, tornando impossível apreciar as qualidades de determinados tipos de cerveja. Da mesma forma, o calor também pode alterar as propriedades e a textura da bebida.
Mas afinal, qual é a temperatura ideal para tomar uma cerveja?
Especialistas indicam que cervejas fortes podem ser resfriadas ligeiramente e, as de menor teor alcoólico, podem ser apreciadas um pouco mais frias.
Explicando melhor, quanto menor for a graduação alcoólica, mais gelada se pode beber. Por outro lado, quanto maior for a graduação alcoólica, menos gelada ela deve ser.
Veja abaixo as temperaturas ideais para a degustação de diferentes tipos de cerveja:
- Muito geladas: De 0 a 4°C
- Geladas: De 4 a 6°C
- Menos geladas: Variam de 6 a 12°C.
Nós do Capitão Barley, temos 15 torneiras de chopp que saem diretamente da câmara fria, o que garante a qualidade e frescor dos chopes artesanais.
Quatro geladeiras expositoras, sendo 3 delas com cerca de 150 rótulos de cervejas artesanais no total, e outra com bebidas não alcoólicas.
Para completar, todo nosso estoque de barris de chopp, garrafas e latas de cervejas artesanais é refrigerado, garantindo qualidade aos produtos. Por isso, se ainda ficou alguma dúvida sobre cerveja e chopp artesanal, não deixe de nos visitar.