Apresentamos em outro artigo como o mercado e apreciadores de cervejas artesanais estão ganhando espaço no Brasil. E, diante desse cenário, surgem cada vez mais opções. Neste texto explicaremos quais são os principais tipos de cervejas artesanais que existem, esperamos assim te ajudar a escolher quais serão as próximas que você precisa provar!
Segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) divulgado no site G1, mais de 80% das cervejarias estão concentradas nas regiões Sul e Sudeste, mas já há estabelecimentos espalhados em todos os estados do país, com exceção do Acre e Amazonas. Veja a seguir o gráfico:

Quem já teve o prazer de apreciar algumas cervejas artesanais e acompanha este mercado, já deve ter notado que é um produto peculiar e que possui diversos tipos para agradar a todos os gostos. Mas afinal, quais são as famílias de cervejas artesanais mais conhecidas? Conheça agora!
Tipos de cerveja artesanal: Cervejas Ale
Família de cervejas de alta fermentação, ou seja, significa que a fermentação ocorre na parte superior do líquido dentro do fermentador. Por vezes, confundem que o “alta fermentação” seja de uma cerveja mais encorpada ou alcoólica. A
cerveja artesanal Ale é fermentada em temperaturas entre 18º C e 23ºC e sua fermentação demora cerca de 7 dias, o que depende da graduação alcoólica esperada na cerveja.
Estilos mais populares dentro da categoria de cervejas artesanais Ale:
Stout: cerveja escura, a Stout é conhecida por seu sabor que remete a café e chocolate.
English Pale Ale: possui um sabor mais amargo e se diferencia por formar menos colarinho, porque tem baixo nível de carbonatação (ou seja, pouca quantidade de gás carbônico).
American Pale Ale: esta versão de Pale Ale com lúpulos americanos, que são mais aromáticos e saborosos, puxando para herbal, floral ou resinoso.
Cervejas Lager
As
cervejas artesanais Lager são de baixa fermentação e se destacam os tipos mais leves e claros. Dentro da família das Lagers encontramos grande variedade de cores, aromas, potências de corpo e complexidade. Conheça alguns:
Pilsen: sua principal característica é o tom dourado e brilhante, apresentando leve amargor.
Lite American Lager: na verdade o que consumimos como Pilsen aqui no Brasil é este estilo. Super leve, com pouco sabor e aroma.
Bock: esse tipo, em sua maioria, possui coloração avermelhada. No entanto, não é uma regra, pois há opções claras (Heller Bock) e escuras (Dunkler Bock). As cervejas Bock apresentam aromas maltados, médio corpo e teor alcoólico acima de 6,3%.
Dark Lagers
As Lagers escuras possuem três tipos mais comuns, que são facilmente encontradas no Brasil.
Munchner Dunkel: possuem sabor maltado e são predominantemente escuro-avermelhadas.
Dark American Lager: menos maltada e mais suave.
Schwarzbier: é caracterizada por ser preta, não somente escura. Seu sabor é suave, com aromas que remetem ao café e ao chocolate. Ao apreciá-la, também é possível notar a presença de maltes tostados.
Cerveja Híbridas
São cervejas que usam fermento Ale e fermentam em temperaturas de lagers ou vice versa. O orgão que regula os estilos de cerveja artesanal chama-se BJCP,
conheça! Quem frequenta o
Capitão Barley pode encontrar muitas opções de cerveja artesanal, um ambiente grande e acolhedor, e uma equipe de beer sommeliers atentos para orientar sobre os chopes e cervejas artesanais, de todos os tipos.
Conheça!Aprenda Muito Mais de Graça!
Inscreva-se pelo formulário abaixo e receba uma série exclusiva de conteúdos cervejeiros que preparamos para você.