Cervejaria Dogma E Capitão Barley: O Que Em Comum?
Quem escreve este texto sou eu, Amilcar Parada, idealizador e proprietário do Capitão Barley. Sou cervejeiro caseiro desde 2011 e neste mundo que conheci a galera da cervejaria Dogma.
Bruno usava o nome Cervejaria Serra de Três Pontas, Leo usava cervejaria Prima Satt e Luciano era o dono da cervejaria Noturna. Todas eram sementes de sonhos.
O meu sonho seguiu o caminho de bar, o deles de cervejaria. Fizemos algumas cervejas juntos quando cervejeiros caseiros.
Foi no Capitão Barley que eles venderam pela primeira vez, ainda como cervejeiros caseiros, alguns dos primeiros litros de suas cervejas. Nos pediram autorização e ficaram na calçada da frente do bar apresentando ao público, pedindo feed back e vendendo alguns copos.
As cervejas deles sempre me agradaram bastante. Desde a época em que não eram uma cervejaria só: a Cervejaria Dogma.
Trabalharam duro, buscaram orientação com profissionais de todos os ramos e hoje são uma referência nacional quando falamos em cervejas de qualidade, em sua grande maioria com carga absurda de lúpulos! Esta é a especialidade da Cervejaria Dogma!
Os Rótulos De Destaque Da Cervejaria Dogma
Pensou em IPA (India Pale Ale) nacional, pensou em cervejaria Dogma. Os destaques deles são deste estilo e vertentes.
Da série Lovers são algumas das minhas preferidas. São cervejas feitas com uma base de malte parecida e cada rótulo dá destaque a um lúpulo específico (ou mais de um!), como no caso da Mosaic Lover (com o lúpulo Mosaic) ou a Simcoe e Amarillo Lover (com destaque aos lúpulos Simcoe e Amarillo).
Esta série esta classificada no site deles como sazonal, ou seja, as cervejas não estão sempre disponíveis.
Dos rótulos da linha fixa têm a American IPA, a American Pale Ale, a Hop Lover e a Rest In Pilz.
Presente E Futuro
Escrevo este texto em setembro de 2020 (caso você demore para encontrá-lo, é sempre bom posicionar os textos no contexto do tempo!) e hoje a Cervejaria Dogma tem um Tasting Room no bairro de Santa Cecília e está terminando de montar uma fábrica no bairro da Moóca, ambos em São Paulo, SP.
No Tasting Room (Rua Fortunato, 236) eles servem suas crias. Têm cervejas de linha, sazonais e até mesmo alguns pequenos testes que eles lançam para saber a aceitação do público.
Público deles quase 100% composto dos chamados Hop Heads, que são os amantes de cervejas bem lupuladas. Tiro certo!
Hoje em parceira com a Multifoods as cervejas da Dogma chegam em todo o território brasileiro.
Com a nova fábrica para produção, a expectativa do mercado é grande para saber o que sairá dos tanques fermentadores da Cervejaria Dogma. O que vem por aí?
Bate Papo Com Bruno Brito
Hoje em dia é fácil “entrevistar” uma pessoa. Mandei as perguntas pelo Whatsapp e logo recebi as respostas do “Bruninho”.
Veja abaixo algumas questões sobre a cervejaria Dogma.
1 – Quem criou a cervejaria Dogma e como se envolveram com cervejas artesanais? Quando foi?
A Dogma foi criada por mim (Bruno) e meus sócios Leonardo e Luciano. Nós éramos cervejeiros caseiros e nos reuníamos de vez em quando pra fazer cervejas juntos. Em 2014 criamos a Cervejas Sazonais que deu origem em 2015 à Dogma.
2 – Por que do nome cervejaria Dogma? Teve outros nomes anteriores?
Dogma foi uma sugestão da empresa que contratamos pra fazer o nosso Branding. Por coincidência um dia antes a Ale, Esposa do Leo tinha sugerido o nome. Nós gostamos e ficamos de decidir após a apresentação da agência. Quando eles sugeriram o mesmo nome achamos que não poderíamos deixar um sinal desses passar hehehe. Antes a Cerveja Sazonais era composta pelas cervejarias Serra de Três Pontas, Noturna e Prima Satt.
3 – Quais foram as primeiras receitas de sucesso e quando?
A primeira receita de muito sucesso nossa foi a Rizoma em 2016. Ela mudou completamente a forma como faríamos cerveja dali em diante.
4 – Em qual(is) cervejaria(s) se inspiram?
Principalmente Stone, Russian River e Alpine.
5 – Quais são as cervejas mais vendidas da cervejaria Dogma? Há novidades?
A Rizoma ainda é nossa cerveja de maior sucesso, junto com a Hop Lover e Citra Lover. Hoje a série The Hop Is In The Head vem ganhando cada vez mais importância no portfólio.
6 – Qual a visão da cervejaria Dogma com relação ao mercado cervejeiro atual e futuro?
Acreditamos que o atendimento direto ao consumidor final deve ganhar muita força devido ao benefício tributário que o Simples trouxe. Além disso, credito que no pós pandemia vão existir dois caminhos, um é entregar qualidade, mas focado no custo benefício e o segundo é entregar cervejas de extrema qualidade e mais caras, porém que entreguem uma experiência muito boa ao consumidor. Quem ficar no meio do caminho, que é uma grande parte do nosso mercado hoje, acredito que terá grandes dificuldades de sobreviver.
Rótulos Da Cervejaria Dogma
No aplicativo Untappd a cervejaria Dogma tem rótulos com notas bem altas, sendo uma das cervejarias brasileiras com melhor média de avaliação.
Num índice de 0 a 5, seguem as avaliações na data de hoje:
Dogma Rozima – 4.38
Dogma Hop Lover – 4.16
Dogma Citra Lover – 4.27
Dogma Mosaic Lover – 4.31
Dogma Estigma – 4.23
Dogma Magnum Opus – 4.31
Dogma Modern Dogma – 4.13
Dogma Ekuanot Lover / Equinox Lover – 4.20
Dogma Galaxy Lover – 4.13
Dogma Sourmind – 4.01
Dogma Back To Basics – 4.15
Dogma Azacca Lover – 4.14
Dogma Boreas – 4.10
Dogma Genesis – 4.24
Dogma Austral – 4.11
Dogma Branca de Brett – 4.03
Dogma Panopticon Times – 3.79
Dogma Feliz Culpa – 3.96
Dogma Alpha Ryeno – 4.07
Dogma Guava – 3.90
Dogma Citra Brux – 4.04
Dogma Eldorado Lover – 4.06
Dogma Citra Drop – 3.95
Dogma Beast – 4.13
Dogma Mindless – 3.95
Há mais rótulos deles no Untappd, dá uma olhada lá!
Assista a este vídeo que postamos no nosso canal do Youtube em 2016, apresentando alguns rótulos da cervejaria Dogma.
Espero que tenha curtido o texto, dá uma olhada no sobre a Cervejaria Júpiter!
Ahoy!