Ahoy Marujos! Por acaso alguma vez você já passou pela seção de cervejas artesanais de algum mercado, ou mesmo pelas prateleiras de uma loja especializada no assunto, e viu algumas garrafas de cerveja artesanal com rolhas ao invés das tradicionais tampinhas de metal?
Caso isso já tenha lhe acontecido, você ficou em dúvida do porquê alguns rótulos usam a rolha como vedação? Apesar de não ser das perguntas mais comuns, definitivamente nós do Capitão já ouvimos esse questionamento no bar. E como o assunto é interessante, resolvemos falar um pouco mais dele por aqui também!
Quais Cervejas Usam Rolhas?
Talvez essa pergunta só confunda mais ainda quem já não sabe a resposta. Porque na verdade, bem, vários tipos de cervejas usam rolhas em suas garrafas. Gueuzes, Saisons, Lambics, Strong Ales, Porters…
A questão não é o estilo em si, e sim as características da cerveja. Normalmente as rolhas são usadas em estilos ou variações com maior carbonatação. Além disso, ela também permite o envelhecimento da bebida após o envase. Os motivos de tudo isso, vamos explicar agora!
Por que Usam Garrafas de Cervejas Com Rolhas?
Se você prestar atenção, perceberá que todas as garrafas de cervejas com rolhas têm um formato similar entre si. E isso não é coincidência! Esse formato de garrafa é o padrão utilizado para champanhes e espumantes, pois ele aguenta muito mais pressão do que as garrafas comuns de cerveja. Foi feito para isso!
A alta pressão dessas cervejas se forma por conta de dois fatores citados no último parágrafo. O primeiro é a alta carbonatação, que eleva a pressão dentro da garrafa, simples assim. Mas até isso está relacionado com o segundo motivo, que é sobre o envelhecimento da cerveja após o envase. Isso já é um pouquinho mais complicado, então vamos falar sobre.
Outro motivo pelo qual a rolha é usada nesses tipos de cerveja, é que ela permite uma oxidação lenta das cervejas que precisam do envelhecimento na garrafa. Caso alguém já tenha pesquisado sobre como fazer cerveja em casa (conta pra gente se você já fez alguma receita!), você já deve ter notado que um dos pontos que precisamos prestar atenção na hora da produção e armazenamento da bebida é a oxidação da bebida.
Normalmente a oxidação é levada como um ponto negativo de uma cerveja, um “off flavor”, que pode estragar as receitas mais tradicionais. Mas esse não é o caso das cervejas que estamos falando: elas usam rolhas justamente porque precisam desse envelhecimento depois do envase, foram feitas para isso e seu sabor apenas melhora com essa oxidação, que nesse caso, é mais que bem-vinda.
Como exemplo, podemos pegar as Gueuze: cervejas do tipo Lambic que usam leveduras selvagens, e se tratam de uma mistura entre um lote novo (que tenha menos de um ano desde sua fabricação) e um velho (lambics envelhecidas em barris especiais de madeira que “puxam” seu sabor) da receita. Esta mescla causa uma refermentação da bebida dentro da própria garrafa, que deve ser guardada por alguns anos antes de ser servida, para que o envelhecimento faça seu papel no sabor da bebida. E é logico, esta fermentação gera mais carbono dentro da garrafa o que aumenta sua pressão interna.
E Onde Posso Provar Uma Dessas?!
Ufa! A explicação é um pouco grande, mas no fim tudo faz sentido né? Caso queira ouvir um pouco mais sobre as cervejas com rolhas, temos um vídeo no nosso canal do YouTube, onde mostramos algumas cervejas do tipo.
Esperamos ter tirado suas dúvidas, ou mostrado algo novo e interessante neste post. Como sempre, estamos de braços abertos para lhe receber e ajudar no Convés, onde podemos tirar todas suas dúvidas sobre cerveja artesanal (e é claro, você pode provar várias delas!). Te esperamos por aqui! Ahoy!