Kölsch
cerveja kolsch

Ahoy marujos! Já ouviu falar do estilo de cerveja Kölsch? Não é muito conhecido, mas pode ser uma ótima alternativa refrescante às lagers. Isso porque é uma cerveja alemã, da cidade de Colônia (Köln), feita justamente para competir com as lagers, enquanto se mantém à antiga tradição das Ale. Bacana né? Continue lendo o texto, para ver tudo sobre as Kölsch!

História da Cerveja Kölsch

A história do estilo Kölsch não é longa, mas é interessante. Essa cerveja vem da cidade almã Colônia (Köln em alemão), e remonta a época de séc. 18, quando as cervejas Lager invadiram a Alemanha. Enquanto as refrescantes Lagers conquistavam o paladar da Europa, a cidade de Colônia decidiu se ater às tradições e continuar produzindo apenas cervejas Ale.

Na verdade, o compromisso foi tanto que eles fizeram uma lei, onde só poderiam ser fabricadas cervejas Ale na cidade. O motivo exato mós não sabemos: talvez por não terem equipamentos adequados, pelo clima não ser adequado, ou apenas para ser diferente.

Com essa lei, baseado nas receitas antigas da Alemanha é que nasceu a Kölsch, que tem pouco mais que 100 anos de história. Porém após isso houve mais um empecilho: com a Segunda Guerra Mundial e seus impactos na Alemanha, grande parte das cervejarias da cidade não conseguiram permanecer ativas, e hoje em dia apenas 11 produzem as cervejas Kölsch.

kolsch konvention
Kölsch Konvention

Para proteger o estilo, as cervejarias da cidade formaram a Kölsch Konvention, uma convenção para a proteção da receita original. Isso faz com que apenas as cervejas produzidas na cidade de Köln possam ser chamar verdadeiramente de Kölsch. Ou seja, é uma situação similar às cervejas Berliner Weisse, um estilo que só pode ter esse nome se for feito em Berlim.

Rivalidade Histórica

Uma história interessante dessa cerveja é sua rixa histórica com o estilo Altbier. As cervejas Altbier são o símbolo de uma cidade cerca de 50km ao norte de Köln, e que fica às margens do mesmo Rio Reno: Düsseldorf.

Anteriormente Düsseldorf já pertenceu à Köln, mas com o tempo ela ganhou força política e financeira o suficiente para se tornar uma cidade independente e sofisticada.

mapa Colônia a Düsseldorf
mapa Colônia a Düsseldorf

O nome Altbier vem do termo alemão Alt, que significa velho. Isso porque assim como as Kölsch, as Altbiers também seguem a forma tradicional de cerveja alemã com leveduras Ale. Além disso, segundo o Instituto Alemão de Cerveja, a Altbier é uma das cervejas mais antigas do mundo.

As cervejas de Düsseldorf são bem diferentes em quase todos os aspectos, e entre esses dois estilos existe uma rivalidade histórica: os moradores de Düsseldorf chamam as cervejas do estilo Kölsch de “líquido ralo e sem graça”, enquanto os habitantes de Köln dizem que a Altbier é um “remedinho horrível”, por sua cor mais escura e seu gosto mais amargo.

Dizem que a rivalidade é tão grande, que é impossível uma cervejaria de Düsseldorf fazer uma Kölsch, e vice-versa.

Sabor e Aparência das Kölsch

Feitas para competir com as Lager, as cervejas Kölsch apresentam uma coloração que varia entre o amarelo-palha e o amarelo-ouro, e possui um paladar ligeiramente seco e sutilmente adocicado. Possui uma desejável espuma generosa, densa e duradoura, e notas frutadas podem aparecer mesmo que não sejam necessárias ao estilo.

exemplo de copo stange
exemplo de copo stange

Outra curiosidade da cerveja Kölsch é o seu copo tradicional: essa cerveja só é servida em copos chamados de Stange. Este copo é alto, estreito e comporta 200ml.

Kölsch No BJCP

Como já é costume nosso, vamos passar agora as definições do estilo Kölsch de acordo com o Guia BJCP 2015!

Impressão Geral

Uma cerveja limpa, fresca, delicadamente equilibrada, normalmente com uma nota muito sutil de frutas e lúpulos. Maltosidade suave que atravessa o palato até um final agradavelmente bem atenuado e refrescante. O frescor faz uma grande diferença com esta cerveja, o seu caráter delicado pode desaparecer rapidamente ao longo do tempo. Uma transparência brilhante é característica.

Aroma

Baixo para muito baixo aroma de malte com um carácter granulado doce. Um agradável e sutil aroma de frutas resultante de ésteres de fermentação (maçã, cereja ou pêra) é aceitável, mas não está sempre presente. Um aroma de lúpulo floral, condimentado ou herbal é opcional, mas não exigido para o estilo. Algumas cepas de leveduras podem dar um leve caráter de vinho ou enxofre (esta característica também é opcional, mas não uma falha). Em geral, a intensidade aromática é bastante sutil, mas geralmente equilibrada, limpa e fresca.

Aparência

dourado muito claro a dourado claro (as autênticas versões comerciais têm uma transparência filtrada clareza brilhante). Ela tem uma delicada espuma branca que pode não persistir.

Sabor

paladar suave e arredondado formado por um delicado equilíbrio de sabor de malte suave, ainda que atenuado, com um dulçor frutado quase imperceptível da fermentação e amargo médio-baixo e um amargor médio-baixo a médio, com uma secura delicada e ligeira rugosidade no final (mas sem retrogosto áspero). Malte tende a ser granulado doce, possivelmente com uma característica muito leve de pão ou mel. O sabor de lúpulo é variável, variando de baixo a moderadamente alto; a maioria é de intensidade média-baixa a média, com um caráter floral, condimentado ou herbal. Ele pode ter uma primeira impressão maltada doce, mas não é necessária. Sem dulçor residual aparente. Pode apresentar uma nota vínica, mineral ou de enxofre que acentua a secura e sabor equilíbrio. Suave sabor de trigo é raro, mas não um defeito. Caso contrário, muito límpida.

Sensação de boca

Corpo médio-baixo a médio (a maioria são de corpo médio-baixo). Carbonatação de intensidade média a média-alta. Suave e geralmente fresca e bem atenuada.

Comentários

Caracterizada na Alemanha como uma cerveja de fermentação alta acondicionada e maturada a temperaturas baixas de lager. Cada cervejaria em Köln (Colônia, na Alemanha) produz uma cerveja de carácter diferente, e cada uma interpreta a Kölsch Konvention com alguma nuance diferente. Permita um grau de variação no estilo na hora de julgar. Note que versões mais secas pode parecer mais lupuladas ou mais amargas do que as especificações de IBU poderiam sugerir. Devido ao seu perfil de sabor delicado, a Kölsch tende a ter uma vida útil relativamente curta; os exemplares de produção mais velhos e de importações podem facilmente mostrar alguns defeitos de oxidação. É servida, em Köln, em um copo de 200 ml alto e estreito chamado Stange.

História

A cidade de Colônia (Köln), na Alemanha tem uma tradição cervejeira de utilizar fermentação alta desde a Idade Média, mas desenvolveu a cerveja é agora conhecida como Kölsch no final de 1800 para combater a invasão de cervejas de baixa fermentação lagers claras. A Kölsch é uma denominação protegida pela Kölsch Konvention (1986) e está limitada a 20 ou mais cervejarias ao redor de Colônia. A Konvention simplesmente define a cerveja como um “Vollbier de fermentação alta, límpida, leve, muito atenuada, com ênfase em lúpulos.”

Ingredientes Característicos

Os lúpulos tradicionais alemães (Hallertau, Tettnang, Spalt ou Hersbrucker). Malte pale ou Pils alemão. Levedura de caráter limpo e atenuante. Pode ser usado até 20% de malte de trigo, mas isso é bastante raro em versões autênticas. A prática comercial atual é fermentando quente, acondicionar e maturar em temperaturas baixas de lager por um curto período de tempo e servir jovem. Comparação de Estilo: Para o degustador sem expertise, é facilmente confundida com uma Cream Ale ou uma Pils de caráter sutil.

Estatísticas Vitais

OG: 1.044 – 1.050

FG: 1.007 – 1.011

IBUs: 18 – 30

SRM: 3.5 – 5

ABV: 4.4 – 5.2%

Exemplos Comerciais

Früh Kölsch, Gaffel Kölsch, Mühlen Kölsch, Reissdorf Kölsch, Sion Kölsch, Sünner Kölsch.

Etiquetas

Intensidade standard, cor clara, fermentação-alta, Lagered, Europa Central, Estilo Tradicional, familia-pale-ale, Balanceada.

Capitão Barley © Copyright 2018

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.