Não domino os termos técnicos, portanto se eu escrever alguma bobagem e alguém quiser me corrigir por favor faça nos comentários desta página. O meu glossário é baseado na minha experiência de cervejeiro.
Açúcar Invertido – açúcar fervido com água usado pra fazer o priming. Geralmente usa-se 1 g de açúcar pra 3 ml de água. Exemplo: 100 g de açúcar em 300 ml de água e ferver. Pro priming usa-se de 6 a 8 g de açúcar invertido por litro de mosto.
Bazuka – filtro (o meu é um cano de cobre com finos cortes) usado no fundo da panela cervejeira pra filtrar a água do mosto, não permitindo que o malte de cevada passe e que a água circule pelo sistema. Fica no fundo da panela cervejeira.
Bomba Elétrica – bombeia a circulação do mosto pelo sistema. Não é de uso obrigatório, muita gente faz cerveja sem usar bombeamento.
Carbonatação Natural –  é provocada pela inserção de açúcar na cerveja, o que “acorda” a levedura e a faz trabalhar convertendo o açúcar em gás carbônico e álcool (pouca quantidade nesta fase) dentro da garrafa.
Carbonatação Forçada –  é uma “injeção” de gás carbônico, a partir de um cilindro, no recipiente onde está a cerveja, de forma que o líquido absorva o gás.
Fundo Falso – tem a mesma função da bazuka mas é um fundo de panela falso, com furos pequenos ou cortes finos, que quando suspenso separa os grãos de malte do mosto que passa pela filtragem.
Mosto – podemos dizer que é um “chá” de malte de cevada, é a água com os açúcares e outras substâncias do malte.
Off-flavors – são sabores indesejados numa cerveja. Existem vários deles causados por vários motivos, esse assunto vale um texto mais específico.
Panela Cervejeira / de Brassagem / de Mostura– panela onde é colocado o malte de cevada (e os grãos da receita) e a água cervejeira. Nela acontece a mosturação, quando os grãos são cozidos por determinados tempos em determinadas temperaturas, conforme indica a receita da cerveja a ser produzida.
Panela de Fervura – onde ferve-se o mosto depois de filtrado. A fervura tem várias funções na produção da cerveja.
Panela de Filtragem – onde separa-se, através do uso de bazuka ou fundo falso, os grãos da receita do mosto cervejeiro. Em alguns métodos o processo de filtragem do mosto acontece na mesma panela de mostura.
Priming – processo de adição de açúcar invertido na cerveja antes de engarrafar, feito pra “acordar” a levedura pra fazer a carbonatação da cerveja. Pro priming usa-se de 6 a 8 g de açúcar invertido por litro de mosto.

2 respostas

  1. Muito bom o seu site e o conteúdo. Sou de Brasília e estou querendo comecar a fazer cerveja. Onde posso comprar equipamentos seguros pela internet? E os kits prontos para iniciantes valem a pena? Obrigado pela atenção. Abraço.

    1. André, existem alguns sites que vendem kits prontos (encontra até mesmo no Mercado Livre) e outros que vendem os equipamentos separados (panelas, serpentinas, etc). Eu optei por comprar um kit mas se pudesse voltar atrás compraria algum equipamento maior, já que o meu produz apenas 18L por brassagem, o que é pouco, pode ter certeza! Vou te passar uns contatos por e-mail já copiando uns amigos cervejeiros aqui de São Paulo que podem te ajudar na montagem, ok?
      Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.