Ahoy marujos! Assim como nos últimos textos, hoje falaremos de uma pergunta um pouco complicada de se responder. Afinal, como podemos dizer com certeza qual o valor de uma cerveja artesanal?
É certo dizer que as cervejas artesanais custam mais caro do que as cervejas comuns para o consumidor, isso todos sabemos. Mas existe um bom motivo para isso? É essa a questão que discutiremos (spoiler: existe um bom motivo sim).
Acreditamos que para o melhor entendimento de todos, devemos fazer a seguinte pergunta: por que a cerveja artesanal custa mais caro? E é isso o que vamos respondendo por partes! Primeiramente…
Processos de Produção Menos Acelerados
As cervejas em quase todos os casos possuem um tempo de fabricação maior do que as cervejas comuns. Isso se dá por vários motivos: componentes químicos para acelerar a produção não são usados, os equipamentos são na maioria das vezes menores e em vários casos a própria receita da bebida exige um tempo maior de preparo.
Isso logicamente aumenta o preço do produto final, já que se produz menos bebida com a mesma quantidade de pessoas e estrutura.
Insumos de Qualidade
Além do tempo de produção acelerado, as cervejas comuns ou mainstream têm um foco grande em custo por litro. Para que um custo por litro menor seja alcançado, muitas vezes a qualidade dos insumos (“ingredientes” por assim dizer) não são a primeira preocupação das grandes marcas.
Quando se trata de cervejas artesanais, no entanto, a história é completamente diferente. Procuramos os melhores insumos e qualidade é sim a primeira preocupação, não o custo. Isso porque o objetivo é uma bebida final com o melhor sabor possível. Como você deve imaginar, insumos de maior qualidade são mais caros, o que acaba por aumentar o valor de uma cerveja artesanal.
Receitas Pensadas Na Qualidade
No final, tudo o que falamos pode ser resumido neste tópico. Como já discutimos em textos anteriores, a cerveja artesanal tem como foco produzir a melhor cerveja possível, não a cerveja com o melhor custo por litro possível.
As cervejas mainstream por sua vez são o oposto. Seu processo de produção é inteiramente pensado no custo por litro para se produzir uma cerveja barata, e o lucro vem da quantidade absurda de cervejas vendidas. Afinal, em 2020 a produção nacional alcançou 77,8 bilhões de litros!
As cervejas artesanais por terem receitas focadas em qualidade, demoram mais para serem produzidas, saem em menor quantidade e utilizam insumos de maior qualidade, ou seja, mais caros. Isso tudo encarece o produto final, de modo que para uma cervejaria artesanal continuar existindo, é necessário que ela venda suas bebidas a um preço bem maior que as cervejas mainstream.
E não há nada de errado em nenhum dos dois, claro! Afinal, por serem bebidas mais caras, nem todos conseguem apreciar cervejas artesanais constantemente, e para suprir essa necessidade temos as cervejas mainstream. É perfeitamente normal que alguém beba cervejas artesanais em ocasiões especiais, enquanto no dia a dia continue tomando as cervejas comuns.
Por fim, qual realmente é o valor de uma cerveja artesanal?
Podemos concluir que qual será o valor de uma cerveja artesanal será decidido pela junção destes 3 fatores principais, além de possíveis peculiaridades a depender da receita de cada bebida.
Uma garrafa de Gueuze Lambic aqui no Brasil pode chegar a mais de R$100 por exemplo. Mas isso é porque o processo de produção de uma Lambic é extremamente único, que demora bem mais que o comum, exige muito cuidado e só pode ser produzido num local específico da Bélgica e num período específico do ano.
Dá para imaginar que a produção dessa cerveja é muuuito mais baixa que o normal, né? Além de ela precisar ser importada para cá. Quando colocamos todos estes fatores na balança, vemos que apesar de cara, o preço é justo!
E sabe onde você pode aprender mais dos processos de produção de uma cerveja artesanal? Exatamente, no Capitão Barley! Caso você não saiba, o nosso convés é um brewpub, ou seja, nós produzimos cervejas próprias pois temos equipamentos de produção no bar mesmo.
O equipamento fica a mostra na área externa, e é claro que para todos os marujos que estiverem interessados nós sempre tiramos um tempo para explicar todas as etapas de produção de uma ótima cerveja artesanal ali mesmo. Além disso, o que não poderia faltar são exemplos, por isso temos 20 torneiras de chopp que vem direto da câmara fria, vale a pena uma visita hein?
Esperamos que todos tenham entendido agora qual o real valor de uma cerveja artesanal e de onde ele vem, estamos sempre à disposição para ajudar com o que pudermos. Ahoy!