Weizenbier
hefeweizen, cervejas de trigo não filtradas

Bem populares na Alemanha, as weizenbier atraem atenção pela sua receita diferente da maioria. O estilo tradicional alemão feito com trigo é opaco e traz sabores peculiares, fazendo com que seja uma cerveja diferente e interessante ao paladar.

Falamos hoje de um pouco da história, sabor, receitas e mais das weizenbier!

De onde vieram as Weizenbier?

As Weizenbier, também chamadas de Weissbier ou simplesmente Weiss, são cervejas tradicionais da região da Alemanha, feitas com trigo. Em sua origem, por algum tempo elas foram produzidas apenas pela realeza bávara, ou seja, eles detinham o monopólio da produção desse estilo.

Esse estilo em sua região natal é comumente chamado de Weißbier, que significa literalmente “cerveja branca”, apesar do nome provavelmente derivar de Weizenbier, que significa “cerveja de trigo”. Esse outro nome surgiu por conta de sua coloração, isso porque na época de sua confecção, ela era bem mais clara que a cerveja escura tradicional de Munich.

Como são feitas as Weizebier?

cerveja de trigo

Para uma cerveja ser considerara uma cerveja Weizenbier, pelo menos 50% de seu malte deve ser composto de trigo, embora algumas versões cheguem até a 70%. É comum que o resto do malte seja o Pilsner, mas não se trata de uma regra.

O estilo Weizenbier ou Hefeweizen normalmente é pálido e opaco, porque tradicionalmente a receita não é filtrada! Por isso é bem comum que se encontre com resquícios de fermentos que permanecem da produção enquanto se bebe dela. Sua cor é do amarelo pálido ao dourado, e é característica uma espuma muito espessa.

Mas apesar de essa ser a tradição, existem variações filtradas dessa mesma cerveja também, que não são opacas, como por exemplo as Kristallweizen.

comparação kristallweizen e hefeweizen
Comparação kristallweizen (esquerda) e hefeweizen (direita)

Sabor e Harmonização com cervejas Weizenbier

As principais características das Weizenbier são o sabor caraterístico com notas de banana e cravo, e uma leve acidez. O sabor de lúpulo é de baixo a nenhum, pois não é evidenciado nessa receita, o mesmo para o amargor do lúpulo. Há uma percepção de dulçor também, mas essa se dá mais devido à falta de amargor do lúpulo do que à presença de açúcar residual.

Curiosamente não há adição de banana nem cravo na receita da cerveja, estes aromas e sabores são de subprodutos da fermentação, especificamente deste tipo de levedura.

Esse tipo de cerveja tem baixo teor alcoólico e baixo amargor, são feitas com alta fermentação. Para a harmonização da clássica cerveja alemã,  nada melhor do que o tradicional café da manhã no estilo alemão, com queijos, carnes curadas, salsichas e presuntos.

Essa cerveja também fica ótima com peixes, especialmente o atum. Ela combina nem também com pratos mexicanos leves, pela sua carbonatação e leve acidez! E se quiser ir de costumes típicos da Alemanha, é comum no sul eles misturarem o estilo com suco de laranja integral para o desjejum, fazendo uma mistura meio a meio. Prove e mande para gente o que achou!

Como vocês viram, as Weizenbier são cervejas bem versáteis, e podem ser servidas em diversas ocasiões e horários. Mas agora falando da parte um pouco mais técnica deste texto, vamos mostrar as definições da BJCP 2015 sobre as Weizenbier.

Weizenbier no Brasil

Devido a imigração alemã para o Brasil, principalmente para a região Sul, o estilo se tornou bem conhecido no país.

Certamente depois das Pilsens e American Light Lagers, o estilo Weiss é um dos primeiros com quem o brasileiro que começa a consumir cerveja artesanal tem contato.

Cervejarias brasileiras carregam inclusive nomes alemães, como o exemplo da Schonstein ou da Bamberg. Ambas citadas têm excelentes versões da Weizenbier nacional caso você tenha curiosidade de provar o estilo.

 

Características Principais do Estilo Segundo o BJCP

Impressão Geral

Uma cerveja de trigo alemã clara e refrescante, com alta carbonatação, final seco, sensação na boca cremosa, com notas de banana e cravo, produtos da levedura.

Aroma

Fenóis (geralmente cravo) e ésteres frutados (geralmente banana) de moderado a forte. O balanço e a intensidade dos compostos fenólicos e ésteres podem variar, mas os melhores exemplares são razoavelmente equilibrados e bastante proeminentes. O caráter de lúpulos varia de baixo a nenhum. Pode estar presente um leve a moderado aroma de trigo (que pode ser percebida como pão ou grãos), mas não outras características de malte. Opcionalmente, mas aceitável, no perfil aromático pode incluir-se leves a moderadas notas de baunilha e/ou perfume suave de tutti-frutti (goma de mascar). Nenhuma destas características opcionais deve ser elevado ou dominante, mas muitas vezes pode adicionar complexidade e equilíbrio.

Aparência

cor amarelo palha ao dourado. É característica uma espuma muito espessa, como mousse, de longa duração. O alto teor de proteína do trigo reduz a cristalinidade em uma cerveja não filtrada, embora o nível de turbidez é um pouco variável.

Sabor

Baixo a moderadamente forte aroma de banana e cravo. O equilíbrio e a intensidade dos fenóis e ésteres podem variar, mas os melhores exemplares são equilibrados e bastante proeminentes. Opcionalmente, um muito leve a moderado caráter de baunilha e/ou notas de goma de mascar (tutti-frutti) podem acentuar o sabor banana, o dulçor e a redondeza, mas não devem ser dominantes se estiverem presentes. O sabor suave, com algo de pão ou grãos de trigo é complementar, pois é um caráter de malte granulado doce suave. O sabor de lúpulo é muito baixo a nenhum, e o amargor do lúpulo é muito baixo a moderadamente-baixo. Bem arredondada com um sabor pleno no palato e um final relativamente seco. A percepção de dulçor é mais devido à ausência de amargor do lúpulo do que à presença de açúcar residual; um final doce ou pesado poderia prejudicar Significativamente a drinkability.

Sensação de boca

Corpo médio-baixo a médio, nunca pesado. A levedura em suspensão pode aumentar a percepção de corpo. A textura de trigo proporciona uma sensação de maciez, cremosidade e que pode progredir até um final borbulhante acompanhado por uma elevada a muito elevada carbonatação. Sempre efervescente.

Comentários

São cervejas refrescantes, de rápida maturação, um pouco lupulada, exibindo um carácter único de banana e cravo, da levedura. Estas cervejas geralmente não envelhecem bem, podem ser desfrutadas melhor e muito mais se ainda novas e fresca. A versão “mit Hefe” é servido com levedura em suspensão. A versão “Krystal” é filtrada para obter uma excelente transparência. O caráter de uma Krystal Weizen é geralmente mais frutado e menos fenólico do que o da Weissbier mit Hefe. Elas podem ser conhecidas como Hefeweizen, particularmente nos Estados Unidos.

História

A Bavária tem uma tradição que se remonta a centenas de anos, a produção de cerveja de trigo, contudo, foi definido para ser monopólio reservado apenas para a Realeza Bávara. As weissbier modernas datam de 1872, quando Schneider começou sua produção. No entanto, as Weissbier claras tornaram-se populares a partir de 1960. Hoje é muito popular, especialmente no sul da Alemanha.

Ingredientes Característicos

Na tradição de desenvolvimento alemã, pelo menos, 50% da moagem total deve ser convertida em malte de trigo, embora algumas versões chegam a ter até 70%, e o resto é geralmente malte Pilsner. Maceração por decocção é tradicional, embora algumas cervejarias modernas não seguem esta prática. A levedura ale Weizen produz o típico caráter condimentado e frutado, embora a fermentação a temperaturas muito elevadas pode afetar o balanço e produzir off-flavors.

Estatísticas Vitais

OG: 1.044 – 1.052

FG: 1.010 – 1.014

IBUs: 8 – 15

SRM: 2 – 6

ABV: 4.3 – 5.6%

Exemplos Comerciais

Ayinger Bräu Weisse, Hacker-Pschorr Weisse, Paulaner Hefe-Weizen Naturtrüb, Schneider Weisse Unser Original, Weihenstephaner Hefeweissbier.

Etiquetas

Intensidade Standard, Cor Clara, Fermentação Alta, Europa Central, Estilo Tradicional, familia-wheat-beer, Maltada.

E aí, curtiu o texto? Ficou com vontade de provar (ou beber denovo) uma Weizenbier? Lembre-se que sempre temos delas disponíveis no Capitão Barley para te servir! E enquanto isso, veja também outros textos do blog, publicamos recentemente um sobre o estilo Cream Ale, e também sobre o 2 Ano do Capitão Barley, venha conferir!

Capitão Barley © Copyright 2018

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.